O calor intenso e uma frente fria vinda do Oceano Atlântico causaram uma tempestade que atingiu, ainda na tarde desta quinta-feira (12), a região da Grande Florianópolis e, no começo da noite, o Vale do Itajaí. Segundo a Celesc, no Vale do Itajaí 42 mil unidades tiveram queda de energia causada pela forte chuva e ventos.

Continua depois da publicidade

A maior parte das unidades atingidas ficam em Blumenau, onde 27 mil imóveis chegaram a ficar sem energia por volta das 19h30min. Uma hora mais tarde, 23 mil unidades permaneciam sem luz. Gaspar foi o segundo município mais afetado na região, com 8 mil casos de queda de energia. Massaranduba, Guabiruba e Timbó também tiveram fornecimento de luz afetado pelo temporal.

Foi registrada queda de uma árvore sobre a Engenheiro Udo Deeke, no bairro Salto do Norte, e na Rua Max Link, na Itoupava Central. Também ocorreram alagamentos em diversos pontos de Blumenau. Apesar disso, o desfile do Magia de Natal, na Rua XV de Novembro, foi confirmado para iniciar às 20h.

Nova Trento e Major Gercino ficaram totalmente às escuras, segundo dados da Celesc. a Defesa Civil emitiu alertas de granizo em Brusque, Ascurra e Timbó, mas o fenômeno foi registrado também em Blumenau.

Continua depois da publicidade