A previsão da Defesa Civil do Estado se confirmou, e Joinville registrou na manhã deste sábado (4) diversos alagamentos por conta da chuva forte que cai sobre a região e também no Litoral Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Em nota, a prefeitura afirma que desde a madrugada o acumulado de precipitação foi de 65 milímetros, o equivalente ao esperado para 20 dias de janeiro. Essa chuva, aliada à maré alta, aumentou o número de pontos de alagamento na cidade.

Todos os bairros das regiões Centro, Sul e Norte foram atingidos pelo temporal. Os pontos onde houve maior acúmulo de água foram nas ruas 9 de Março, XV de Novembro, do Príncipe, Beira-Rio e João Colin. Os alagamentos, inclusive, motivaram a interdição do acesso ao Terminal Urbano e alguns ônibus estão usando rotas alternativas para dar mais segurança aos passageiros.

Já na Região Sul da cidade, os rios Itaum e Itaum-Mirim chegaram a transbordar, complicando ainda mais a situação devido ao acúmulo de água. Umas das principais vias do local, a Rua Guanabara, tem diversos pontos de alagamento.

A orientação é de que as pessoas que moram nas regiões atingidas evitem se deslocar para outros pontos de Joinville, para evitar transtornos. Já pessoas que estão em casas com risco de deslizamento devem deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Continua depois da publicidade

Veja vídeos

Outras cidades

Barra Velha, no Litoral Norte, também registrou pontos de alagamentos em Itajuba, São Cristóvão, Rio Novo e Centro. Essas regiões, de acordo com a Defesa Civil, são as áreas mais baixas da cidade. Não há moradores desabrigados e até o fim da manhã poucas casas haviam sido atingidas, sem grandes estragos.

Já São Francisco do Sul, Araquari, Jaraguá do Sul, Guaramirim e cidades do Planalto Norte não registraram acúmulo de água por conta da forte chuva.