Depois da chuva forte que atingiu Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira (3), foram registrados alagamentos em alguns pontos da Grande Florianópolis. Em Palhoça, na BR-282, em Santo Amaro da Imperatriz, e no bairro dos Ingleses, na capital, os motoristas precisaram redobrar a atenção ao trafegar.
Continua depois da publicidade
Uma lâmina alta de água dificultava o tráfego na Rua Padre João Batista Réus, no bairro Caminho Novo em Palhoça por volta das 6h. Os condutores precisaram buscar rotas alternativas, porque a lâmina de água cobria uma parte do acesso ao bairro.
Segundo a Defesa Civil, teve casas destelhadas e alagadas em Palhoça, além de deslizamentos de terra. Ao todo, são 30 ocorrências registradas desde as 4h, a maioria de casas alagadas. Não há desalojados ou desabrigados. Os bairros afetados são Brejarú, Caminho Novo, Praia do Sonho, Pontal, Passa Vinte e Jardim Eldorado.

Nesta manhã, máquinas de hidrojato da prefeitura estão sendo usadas para remover a água das casas afetadas pelo temporal. Como a chuva parou, em alguns pontos, a água começa a escoar espontaneamente. A Defesa civil ainda percorre a cidade para identificar outros pontos com estragos.
Temporal provoca alagamentos, estragos e falta de luz em Santa Catarina
Santa Catarina tem alerta de temporais e queda de granizo nesta quinta
SC registra novo pico de casos de covid-19 na pandemia; 33 mil estão ativos
Continua depois da publicidade
Há registros de alagamentos no bairro dos Ingleses, na Travessa Abílio Nunes Vieira, em Florianópolis, mas, de acordo com a Defesa Civil, não havia ocorrências graves nas primeiras horas desta manhã. Houve pontos de alagamentos na Avenida Beira-mar Norte e na região do Shopping Iguatemi.
Na BR-282, entre Rancho Queimado e Santo Amaro da Imperatriz, várias árvores caíram sobre a pista e o trânsito tinha mais de 15km de lentidão por volta das 6h, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Uma das árvores atingiu um veículo mas ninguém se feriu.

Por volta das 7h, uma equipe do Corpo de Bombeiros havia cortado, removido as árvores e o tráfego da BR-282 havia sido liberado, mas o trânsito ainda tinha lentidão de 12km. O grupo Pista Limpa relatou por volta das 3h alagamentos na marginal da BR-101, entre Palhoça e São José.
Em Águas Mornas, parte de uma casa foi derrubada pelo temporal por volta das 2h. Uma família de cinco pessoas estava no local na hora da ocorrência. Uma rajada de vento derrubou parte do sobrado onde um casal e seus três filhos vivem. Uma máquina de lavar roupas que ficava na área externa da residência foi arrastada pelo vento.
Continua depois da publicidade
*Com informações do repórter da NSC TV Paulo Mueller