A previsão de chuva nesta segunda-feira (25) em Santa Catarina pode causar alagamentos e enxurradas, segundo alerta da Defesa Civil. O fenômeno deve atingir todo o Estado ao longo do dia e causar, ainda, granizo e fortes rajadas de vento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os motivos para a mudança no tempo são o processo de um ciclone extratropical próximo a costa do Rio Grande do Sul e a chegada de uma frente fria. Por conta disso, há chance de temporais em todo o território catarinense, com início no Oeste, durante a manhã, e avançando para o Litoral e Vale do Itajaí durante a tarde e início da noite.

FOTOS: Piçarras tem autorização para construir primeiro parque temático em píer do Brasil

De acordo com a Defesa Civil, os temporais podem provocar chuva pontualmente intensa, além de fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. Em boa parte do Estado, o risco é alto para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

Continua depois da publicidade

Chuva-em-SC-pode-trazer-alagamentos-e-enxurradas-durante-o-Natal-alerta-Defesa-Civil
Mapa mostra regiões com alerta para ocorrências (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

O ciclone também trará fortes ventos para Santa Catarina. Nesta segunda-feira (25), segundo a Defesa Civil, a previsão é de rajadas entre 50 e 70 km/h entre o Oeste, Meio-Oeste, planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Na Serra, há chances desse valores serem superados.

Já na terça-feira (26), com o afastamento do ciclone, as rajadas mais fortes podem ocorrer nas regiões costeiras do Estado.

Semana de sol em SC

Após o Natal chuvoso, a semana deve ser de sol em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, entre terça (26) e quinta-feira (28), a previsão é de dias ensolarados, mas com temperaturas mais amenas em relação aos dias anteriores.

No entanto, na quinta, o termômetros voltam a subir. Além disso, também ocorre aumento na nebulosidade do Oeste ao Litoral Sul.

Continua depois da publicidade

Veja como se proteger

  • Busque um local abrigado, longe das árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
  • Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se: o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
  • Na praia, jamais fique na água;
  • Em caso de alagamentos, evite o contato com as águas, não dirija em locais e evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
  • Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Leia também

Jovem desaparecido em Florianópolis foge da PM após ser visto em Balneário Camboriú

Mulher é morta a facadas em SC, e polícia investiga se suspeito fugiu com os filhos dela