Ao menos cinco regiões de Santa Catarina estão em alerta vermelho para o risco de alagamentos e deslizamentos. O motivo é a previsão de chuva intensa que deve atingir o Estado entre a noite desta segunda (27) e a madrugada de terça-feira (28), conforme a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com o órgão estadual, o alerta é principalmente para a Grande Florianópolis, Litoral Sul, Serra e Vale do Itajaí. Nas duas primeiras, o risco é alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Mês termina com tempo instável e dezembro em SC deve ter chuva acima da média

Além disso, há previsão de volumes elevados de precipitação em um curto período de tempo. Os acumulados podem somar valores médios entre 120 e 200 milímetros nas áreas em vermelho no mapa, 70 a 130 milímetros nas áreas laranja e 20 a 40 milímetros nas em amarelo.

Continua depois da publicidade

Chuva-em-SC-deixa-regioes-em-alerta-vermelho-para-risco-de-alagamentos-e-deslizamentos
Mapa mostra a previsão de Chuva em Santa Catarina (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

A Defesa Civil orienta, ainda, sobre os riscos de danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores.

Tempo instável e prejuízo bilionário

Santa Catarina já acumula dois meses com tempo instável e níveis históricos de precipitação e estragos. Em estimativa mais recente, a gestão Jorginho Mello (PL) comunicou que só o setor agrícola catarinense teve perdas de R$ 4 bilhões pelas chuvas desde o começo de outubro.

Ainda no período, o estado atingiu a marca de 180 municípios em situação de emergência ou de calamidade por conta dos estragos associados aos temporais, como enchentes e deslizamentos de terra, além de nove mortes, sendo sete delas em outubro e outras duas em novembro.

No sábado (25), Santa Catarina recebeu a visita do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, à frente da Defesa Civil no país, para tratar de aportes que ajudem as cidades atingidas, tema que tem causado atrito entre Jorginho e o governo Lula (PT).

Continua depois da publicidade

A avaliação de especialistas é de que a chuva intensa em Santa Catarina neste último trimestre seja causada pelo El Niño, um fenômeno climático reconhecido pelo aumento anormal da temperatura superficial do oceano Pacífico na altura da linha do Equador, o que altera a evaporação da água e a circulação dos ventos, causando um efeito em cadeia no clima, com impactos globais.

Confira imagens da chuva em SC

Leia também

Por que SC lida com tantos extremos climáticos?

Por que SC registrou cinco tornados em menos de um mês