Mais três cidades registraram prejuízos pelas chuvas em Santa Catarina. Agora, a Defesa Civil contabiliza em 41 o número de cidades atingidas de alguma forma pela instabilidade que afeta o Estado desde quinta-feira da semana passada.
Continua depois da publicidade
Família de Blumenau une forças para reconstruir a casa pela segunda vez
Oeste registra granizo, destelhamento e queda de árvores
Segundo relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira, Concórdia, no Oeste, e Ilhota, no Vale do Itajaí, tiveram casas destelhadas durante a quinta-feira. Nestes locais foram 30 residências, assim como um centro de ensino infantil. Cerca de 120 pessoas foram afetadas.
Continua depois da publicidade
A terceira cidade acrescentada à lista é Doutor Pedrinho, também no Vale do Itajaí, onde 20 casas foram afetadas pelo granizo, que caiu acompanhado de ventos fortes e atingindo pelo menos 80 pessoas.
O relatório da Defesa Civil também aponta que 622 pessoas estão desalojadas, 316 desabrigadas e 7.677 foram afetadas pelas chuvas.
O órgão contabiliza uma morte em decorrência do mau tempo em Lebon Régis, no Meio-Oeste. A cidade também foi a única a decretar situação de emergência pelos estragos.
Continua depois da publicidade
Um outro jovem de 18 anos morreu ao entrar em contato com uma fiação elétrica, de um poste que caiu pelo vento forte em Balneário Piçarras, no Litoral Norte. A ocorrência ainda não foi contabilizada pela Defesa Civil como uma morte e decorrência do mau tempo.
Ao fim de uma semana de instabilidade, 1.619 residências e sete instalações públicas sofreram danos.
Problemas com fornecimento de energia elétrica
Às 14h desta sexta, quase 18 mil unidades continuavam sem abastecimento de energia, informou a Celesc. O número chegou a 40 mil durante a manhã desta sexta.
As situações mais críticas são na região de Rio do Sul (7,1 mil unidades), Concórdia (5,5 mil) e São Miguel do Oeste (1,6 mil).
Continua depois da publicidade
Ventania solta cabo de atração e para bondinho em Balneário Camboriú
Equipes da Celesc estão a caminho das ocorrências para normalização do sistema, mas parte das operações ainda dependem de melhoras no tempo. Não há previsão para que a energia seja retomada em todos os locais.
Porto de Itajaí retoma atividades depois de uma semana fechado
Desde a última sexta-feira, o Porto de Itajaí tinha o canal de acesso fechado devido a forte correnteza na região. Nesta sexta-feira, foi emitido uma autorização para a retomada das manobras das 10h às 15.
Segundo os operadores, as perdas já contabilizam R$ 5 milhões. É o maior impacto à economia catarinense causado pelas cheias – Itajaí e Navegantes respondem, juntos, por 70% do comércio exterior no Estado.
Continua depois da publicidade
Por causa dessa situação, a prefeitura de Itajaí estuda decretar situação de emergência para tentar recursos de dragagem do canal, que também ajudaria a impedir uma possível enchente.

A chuva não dará trégua para Santa Catarina nesta sexta-feira. Segundo previsão da Epagri/Ciram, temporais com chance de granizo e ventos fortes devem acontecer com mais intensidade pela manhã no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Alto Vale e Grande Florianópolis.
A previsão mantém os alertas para a navegação. Esta sexta-feira também deve ter a presença de descargas elétricas em boa parte das regiões do Estado.
Continua depois da publicidade