A previsão é de um grande volume de chuva para Joinville e todo o litoral de Santa Catarina e áreas próximas entre esta quinta-feira (14), e sexta-feira (15). A previsão, somada à umidade recorrente das precipitações dos últimos dias, faz com que a Defesa Civil alerte sobre o risco moderado de deslizamentos e alagamentos pontuais em Joinville.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

> Cidade de SC é a terceira mais rica do Sul do Brasil

O volume acumulado previsto pode ultrapassar os 100 milímetros. Segundo a Tábua de Marés da Epagri/ Ciram, Joinville deverá ter pico de 1,8 metro às 17h04. Na madrugada de sexta-feira (15), também haverá picos de maré às 4h55, quando chegará a 2,1 metros; ao meio-dia e 23, com 1,5 metro; às 15h, com 1 metro e às 17h57, novamente com 1,8 metro. 

Com isso, é importante ficar atento para sinais como inclinação de postes e árvores, movimento de terra ou rochas próximas à residência ou o surgimento de rachaduras em muros ou paredes. Além disso, em caso de cheias, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em locais alagados. Em casos de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil de Joinville, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, no 193. 

Continua depois da publicidade

> Volta às aulas em Joinville é marcada para fevereiro; veja como será

Na madrugada de 1º de janeiro, choveu o equivalente a um acumulado de 169 milímetros de chuva em um período de apenas seis horas — 120 mm em apenas duas horas — fato que causou estragos e prejuízos em diversas regiões da cidade e levou a prefeitura a decretar situação de emergência. Uma semana depois, no dia 7 de janeiro, o acumulado foi de 40 mm em uma hora, e vários locais registraram pontos de alagamento.