Florianópolis registrou pontos de alagamentos na tarde deste domingo (27) em função da chuva. Casas foram invadidas pela água e 30 ruas foram alagadas apenas no Norte da Ilha, segundo a Defesa Civil. Bairros das regiões Norte, Sul, Leste da Ilha, além do Centro, também foram atingidos. A previsão é que mais 100 milímetros de chuvas atinjam o município até a segunda-feira (28).
Continua depois da publicidade
> Cidades de sc registram pontos de alagamento e deslizamento; veja vídeos
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Segundo a prefeitura, o Norte da Ilha registrou mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 12 horas. A Defesa Civil interditou um prédio de 19 apartamentos no bairro dos Ingleses, onde vivem 28 moradores. Não há risco de desabamento, mas houve infiltração de água na parte elétrica porque o telhado estourou. Como havia o risco de curto circuito e choque elétrico, o órgão municipal decidiu interditar o imóvel
> Cidades do Litoral de SC têm pontos de alagamento e deslizamento; veja vídeo
Continua depois da publicidade
Nos Ingleses, os motoristas também tiveram o trajeto interrompido ao notar o grande volume de água acumulado sobre a pista. Muitos que tentaram atravessar tiveram problemas com os carros, que estragaram. Uma delas foi a Rua das Gaivotas, que alagou pela manhã, mas no começo desta tarde já havia sido liberada.
O volume de água foi grande também nas regiões Leste, Sul e Central da cidade. Segundo o diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luís Eduardo Machado, houve registro de ruas alagadas em bairros como Rio Vermelho e Campeche.
A prefeitura informou que cerca 200 profissionais atuam para atender os bairros afetados. O município registrou um acumulado de chuva de 56,4 milímetros nas últimas 24 horas.
A Defesa Civil agora tem a preocupação com a possibilidade de deslizamentos de terra, principalmente em áreas como Maciço, Costeira, Saco Grande e Monte Verde, que já têm histórico de ocorrências.
Continua depois da publicidade
> Defesa Civil de SC emite alerta para temporais com chuva intensa e risco de deslizamentos
Alagamento no Morro da Lagoa, Florianópolis-SC. A chuva deve persistir no decorrer das próximas 48 horas.
— Conexão GeoClima (@ConexaoGeoClima) December 27, 2020
Tomás Walper Ruas pic.twitter.com/dqiI8KScS9
Ingleses pic.twitter.com/IQEyceZhH1
— renatoigor (@renatoigor) December 27, 2020
Litoral Norte amanheceu com ruas cobertas de água
Cidades do Litoral Norte de Santa Catarina amanheceram com ruas cobertas de água neste domingo. A chuva forte que caiu nas últimas horas também causou deslizamentos e alagamentos em diversos bairros de Balneário Camboriú, onde também houve erosões na areia da praia da região central.
Também houve registros de ocorrências de alagamentos por causa da chuva em outros municípios do litoral catarinense, como Bombinhas, Balneário Barra do Sul, Barra Velha e Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Além da nota da Defesa Civil emitida no sábado, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais divulgou neste domingo um alerta sobre a possibilidade de deslizamentos em Balneário Camboriú. No texto, destaca que a estimativa é que haja mais de 500 pessoas em 136 moradias expostas ao risco.

Cuidados em caso de tempestade
A Defesa Civil recomenda que em caso de tempestade a população proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e objetos que podem ser arremessados pelo vento.
Se não encontrar um abrigo, indica-se agachar-se com os pés juntos e com a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver em casa ou em qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone e fique longe das janelas.
Em caso de alagamentos, a orientação é evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados e transitar por pontes submersas. Atenção também com crianças próximas a rios e ribeirões.
Continua depois da publicidade
Já em caso de deslizamentos, a atenção deve ser para qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, além do aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.



Leia mais
> Duas casas noturnas são interditadas em Imbituba por descumprirem medidas contra Covid-19
> Catarinense grávida é baleada na cabeça em tentativa de assalto na Bahia
> Mulher morre durante incêndio em casa em Balneário Barra do Sul