As chuvas que atingiram o Estado nesta quinta-feira (11) e provocaram estragos e alagamento em diversas ruas de Blumenau e Rio do Sul com o novo aumento do rio Itajaí-Açu chegaram a mais de 140 milímetros em apenas 24 horas. A informação é do levantamento do setor de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo relação apurada até as 20h desta quinta-feira, Timbó, Blumenau e Indaial foram as três cidades que registraram os maiores volumes acumulados de chuva no Estado. Em Timbó, a quantidade de precipitação chegou a 147,8 milímetros em um intervalo de 24 horas (entre as 20h de quarta-feira, horário aproximado de quando a chuva teve início na região, e 20h de quinta). Em Blumenau e Indaial, a chuva acumulada foi de 140,7 milímetros.
O volume é superior à quantidade esperada para todo um mês nestas cidades. Segundo o sistema Alertablu, o esperado para todo o mês de outubro em Blumenau é de 136 milímetros.
Embora o Vale do Itajaí tenha sido a região mais atingida pelas chuvas desta quinta, outras áreas do Estado também tiveram grandes quantidades de chuva registrada. Nas demais regiões, Papanduva, no Norte de SC, teve a maior quantia de precipitação em um período de 24 horas, com acumulado de 122 milímetros em 24 horas, entre a noite de quarta e a de quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Em uma semana, até a terça-feira, as cidades de SC já haviam registrado volume alto de chuva. Os maiores acumulados ocorreram em Witmarsum e Rio do Campo, com 361 e 356 milímetros, respectivamente.
Veja abaixo a lista dos maiores volumes de chuva em SC


Veja fotos das chuvas em SC
Leia também
Blumenau enfrenta a maior enchente desde 2011 e rio passa dos 10,50 metros
Mapa interativo mostra áreas de Blumenau alagadas de acordo com o nível do rio
Quais são as rodovias estaduais e federais interditadas durante o feriado em SC