A chuva intensa prevista para todo o final de semana em Santa Catarina deixa em alerta o Litoral Sul para o risco alto de enxurradas, alagamentos e inundações graduais. A região deve ter os maiores volumes de precipitação acumulada no Estado ao menos até sábado (7). Em Tubarão, a segunda maior cidade do trecho, a prefeitura já mapeou locais que poderão servir de abrigo público a eventuais desabrigados.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Defesa Civil catarinense afirma que o risco se estenderá por todo o fim de semana pelas cidades inseridas nas bacias hidrográficas dos rios Tubarão, Mampituba, Araranguá e Urussanga, todas elas no Litoral Sul. Essa última integra Criciúma, maior cidade da região, que também já está em preparação.

— Trabalhamos tudo o que poderia ser feito para mitigação de risco e para que a água da chuva possa escoar: limpeza de cabeceira e de pilar de ponte, desassoreamento, limpeza de boca de lobo, de córregos, riachos e cursos d’água — diz Fred Gomes, chefe da Defesa Civil em Criciúma, ao NSC Total.

— A gente vem trabalhando não só para esse evento, mas durante todo o ano. Agora com essa possibilidade de chuva forte, a gente acelerou esse processo nos pontos de risco que já conhecemos.

Continua depois da publicidade

Abrigos a postos

Em Tubarão, a diocese local já cedeu a Catedral e mais três salões paroquiais (dos bairros Bom Pastor, Morrotes e do km 60) para acolher desabrigados das regiões em que estão inseridos. Caso a situação se agrave ainda mais, a prefeitura pretende providenciar outros espaços públicos.

No ano passado, a Catedral já havia abrigado vítimas de enchente do rio Tubarão ocorrida em maio.

Igreja de Tubarão já serviu como abrigo em enchente de maio de 2022
Igreja de Tubarão já serviu como abrigo em enchente de maio de 2022 (Foto: Tiago Ghizoni/Arquivo/DC)

O município também tem à disposição bombas hidráulicas de drenagem para ajudar a escoar a água de trechos alagados. Além disso, é feito o monitoramento do rio Tubarão, que atravessa toda a cidade. Ao menos até o fim da tarde desta sexta (6), o nível era considerado normal.

“Além da medição do nível do rio, a Defesa Civil acompanha o comportamento da barra em Laguna e da barra do Camacho, em Jaguaruna. No Camacho, a barra está aberta e com boa vazão há meses e, em Laguna, a direção do vento favorece a vazão do rio Tubarão”, divulgou a prefeitura.

A Defesa Civil prevê precipitação acumulada de até 50 milímetros no Litoral Sul nesta sexta, enquanto as médias totais devem variar de 20 a 30 mm no restante do Estado. No sábado, a região que integra Criciúma e Tubarão pode ter valores acima dos 100 mm.

Continua depois da publicidade

No domingo (8), todas as regiões catarinenses devem ter chuva intensa, com acumulados entre 70 mm e 100 mm. Entre segunda e terça-feira (10), o volume de chuva deve diminuir em volume.

Leia mais

Enchente em SC paralisa portos e navios fazem fila em alto-mar

Novo alerta da Defesa Civil mostra SC em risco máximo para enchente, temporais e deslizamentos