As chuvas intensas registradas em Santa Catarina nos últimos dias acenderam o alerta para o risco de deslizamentos. Com solo encharcado e previsão de mais temporais para essa semana, a Defesa Civil diz que o risco é alto para esse tipo de ocorrência.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina na manhã desta segunda-feira (17), o diretor de gestão de desastres do órgão, Coronel César Nunes, disse que as principais regiões afetadas pelas chuvas são o Vale do Itajaí, Meio-Oeste e a Grande Florianópolis.
Um balanço com o total de ocorrências foi divulgado na manhã desta segunda pela Defesa Civil. Segundo o órgão, três municípios elaboram decretos de situação de emergência (Rio das Antas, São Domingos e Alfredo Wagner).
Nos dois primeiros, foram enviados itens de higiene e limpeza para a população. O total em compras para os municípios foi de R$ 176 mil.
Continua depois da publicidade
O que já foi notificado e divulgado é o vertimento da Barragem Sul, em Ituporanga, no Vale do Itajaí, no domingo (16). Segundo o Coronel, essa barragem e as demais estão sobre controle e o fato delas verterem está em um “grau de normalidade”.
— Se esse volume de chuvas não fosse bloqueado nas barragens certamente nós teríamos um cenário muito diferente daquele que aconteceu — destacou na entrevista.
Para os próximos dias, a expectativa é de uma pequena trégua. O volume de chuva mais significativo deve ser registrado na madrugada de quinta-feira (20) e ao longo daquele dia. O quantitativo não deve ser tão expressivo quanto nos últimos dias, mas com o solo já encharcado, a preocupação é com os deslizamentos.
Conforme o Coronel, há risco de ocorrências com bloqueio parcial de estradas. Quem mora perto de rios e em regiões com solo instável, devem ficar atentas a qualquer movimentação de terra.
Continua depois da publicidade
O número de Defesa Civil é o 199 e o órgão deve ser acionado para esse tipo de situação.