A chuva que atingiu Florianópolis nesta quarta-feira (29) deixou ruas alagadas e causou deslizamentos. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno também prejudicou o abastecimento de água na comunidade do Ratones, no Norte da Ilha de SC. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Na região, dois deslizamentos de terra foram registrados na servidão Pedreira Joaquim. Agentes do órgão municipal fizeram a avaliação no local e identificaram a possibilidade de novos deslizamentos, o que causaria risco de instabilidade na via pública.
> Sol, calor e chuvas de verão: 2021 se despede com temporais isolados em SC
Os estragos também trouxeram dano parcial no sistema de abastecimento de água nas casas que ficam na servidão. A Casan foi acionada para consertar a rede, Além disso, carros foram retirados do local devido à possibilidade de novos deslizamentos.
Continua depois da publicidade
Buraco abre em rua de Jurerê
Em Jurerê, no Norte da Ilha, a chuva fez com que um buraco se abrisse na Alameda César Nascimento. A ocorrência também afetou o abastecimento de água e pluvial da região.
De acordo com as primeiras avaliações, foi identificada a possibilidade de queda de dois postes, além da continuidade da movimentação do solo no local. A CASAN e a Celesc foram acionadas para efetuar os reparos.
Assim como em Ratones, os veículos também foram retirados dos locais próximos ao buraco devido a previsão de chuva persistente. A Guarda Municipal também esteve no local para o controle do trânsito.
A chuva do início da tarde também causou alagamentos em Canasvieiras, na mesma região. A Guarda Municipal de Florianópolis realizou o patrulhamento na região, mas nenhum estrago foi identificado.
Continua depois da publicidade
Veja imagens do alagamento:
Chuva deve continuar na Capital
Segundo a Defesa Civil municipal, a previsão é de que a chuva continue nas próximas horas na Capital, com risco de novos alagamentos. Por conta disso, o órgão divulgou algumas orientações para a população:
- Observe sinais de movimentação do terreno, como rachaduras no chão, desníveis ou fendas, levantamento do piso da residência, barulhos vindos do chão;
- Se observar algum desses sinais de movimentação do terreno, saia imediatamente da sua casa e avise à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e os moradores da região;
- Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você;
- Para emergências, ligue para a Defesa Civil pelo número 199.
Leia também:
Última semana de 2021 tem calor perto de 40°C em parte de SC
Surto da variante Ômicron é investigado em três bares de Florianópolis
Mais uma ponte em Brusque corre risco de desabar, aponta laudo técnico