O sábado (28) foi de temporais em várias regiões de Santa Catarina, com vários municípios somando mais de 100 milímetros de chuva acumulados em 24 horas, principalmente no Oeste e no Alto Vale do Itajaí. Nenhuma ocorrência grave foi divulgada pela Defesa Civil catarinense, mas pontos de alagamento foram registrados em praticamente todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As cidades mais atingidas pela chuva ficam no Oeste. Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, registrou 175mm de chuva entre o fim de sexta-feira (27) e a tarde deste sábado. A chuva causou uma série de alagamentos no município e, segundo a prefeitura, a área rural no interior é a mais atingida por conta da cheia nos rios. Alguns moradores chegaram a ficar ilhados por conta dos alagamentos.
São José do Cedro, Galvão, Novo Horizonte, Ponte Serrada, Witmarsum, Itaiópolis e Ibirama também foram cidades com acumulados acima dos 100mm, de acordo com dados da Defesa Civil de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, a Defesa Civil municipal registrou 45mm de chuva neste sábado e pelo menos seis ruas ficaram alagadas. Nenhuma outra ocorrência foi atendida. Em Blumenau a chuva motivou o cancelamento do último desfile da Oktoberfest 2023.
Para o domingo (29), a previsão da Epagri/Ciram e Defesa Civil aponta que ainda há risco de chuva forte em algumas regiões de SC, principalmente no Planalto e Litoral Norte. No entanto, o volume deve ser menor e boa parte do Estado ficará apenas com chuva fraca e nebulosidade.
Leia também
Veja como receber alertas de desastres naturais e emergências pela Defesa Civil de SC
Defesa Civil de SC alerta para ondas de até 3 metros, ventos e muita chuva no fim de semana
Pico do El Niño em SC será em novembro e mês promete continuação das chuvas de outubro