Rodovias interditadas, estragos e centenas de desalojados. Este é o panorama no Norte de Santa Catarina por conta das fortes chuvas que atingem a região. Os danos atingem diversos municípios, que seguem em alerta devido a previsão de novos acumulados ao longo deste domingo (8).
Continua depois da publicidade
Receba notícias da região Norte de SC no WhatsApp
Porto União, no Planalto Norte, foi o município que registrou o maior acumulado de chuva durante a madrugada com 47,8 mm. Já em Mafra, o nível do Rio Negro atingiu 9,085 metros por volta das 22h deste sábado (7). Ao menos 410 pessoas estavam desalojadas, sendo que 183 estavam em abrigos montados pela prefeitura.
Rodovias de SC têm bloqueios pela chuva e deslizamentos; veja lista
Pontos de alagamento foram registrados na Vila Solidariedade, Vila Ferroviária, Buenos Aires, Campo da Lança, Maurício Caillet, Bituvinha e Rio Preto. Além disso, três pontes foram interditadas.
Continua depois da publicidade
Também há desabrigados em Rio Negrinho. Conforme a prefeitura, 161 pessoas estão nesta condição por conta da chuva. O nível do rio está em 3,48 metros. Neste sábado (7), houve um deslizamento de terra nos fundos de uma propriedade no bairro São Rafael. Não houve feridos.
Em São Bento do Sul, são 30 pessoas desabrigadas. O município registrou 43 ocorrências no sábado (7) entre deslizamentos e alagamentos. Na mesma região, Campo Alegre teve destelhamento em algumas casas por conta do vento e granizo.

Rodovias interditadas
Ao menos duas rodovias federais têm transtornos no Norte do Estado por conta das chuvas. Na BR-116 há pontos de erosão na pista que estão sendo sinalizados.
Já na BR-280, o km 103 tem interdição parcial em São Bento do Sul, com passagem de veículos de forma lenta.
Continua depois da publicidade
Chuvas em SC
A chuva que atinge Santa Catarina desde quarta-feira (4) já deixou estragos em todas as regiões. Segundo a Defesa Civil, 120 municípios já registraram ocorrências como alagamentos, deslizamentos e granizo. Duas mortes também foram confirmadas: uma em Palmeira, na Serra, e em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Além disso, 54 cidades decretaram situação de emergência.
A previsão para este domingo (8), segundo a Defesa Civil do Estado, é de chuva volumosa e intensa em todo o Estado, Há risco muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais, principalmente no Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Foz do Rio Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Veja fotos do impacto das chuvas em SC neste fim de semana
Leia também:
VÍDEO: Temporal cria “cascata” gigante em hidrelétrica mais antiga de SC
Imagens aéreas mostram bairros de Rio Negrinho tomados por alagamento