A previsão se confirmou e a madrugada de sábado (14) foi de chuva em Santa Catarina, especialmente em cidades do Litoral. Apesar de nenhuma ocorrência relevante ter sido reportada à Defesa Civil estadual até meados da manhã, municípios como Florianópolis e Palhoça tiveram transtornos com ruas alagadas e quedas de árvores.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conforme a Defesa Civil, uma área de baixa pressão na atmosfera próximo à costa trouxe as nuvens carregadas. Durante seis horas, na madrugada, choveu o esperado para mais de uma semana inteira em Santo Amaro da Imperatriz, São José, Palhoça e Antônio Carlos, todas cidades da Grande Florianópolis. A primeira da lista foi a que teve o maior volume: 90 milímetros. As demais, 65, 57 e 53, respectivamente. A média mensal de chuva em dezembro nessa região varia de 150 a 190 milímetros.
Em Florianópolis, onde choveu quase 40 milímetros em seis horas, houve alagamentos na Rua Laurindo Januário, no Canto da Lagoa, e queda de árvore na Travessa Abílio Oliveira, no Centro. Em Palhoça, a Rua Padre João Batista Réus também alagou.
A partir de agora, o sistema deve se afastar para alto-mar, mas temporais isolados ainda são esperados para o fim de tarde e noite. A partir do domingo o comportamento do tempo deve começar a ter mais a “cara” do verão. Ou seja, dias de sol entre nuvens, calor de 30ºC e risco de temporais ao final do dia.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Leia mais
O que pode ser feito na BR-101 para resolver cenário de colapso antes da Via Mar em SC