Pontos brilhantes cairão do céu na noite desta terça-feira (21) e na madrugada desta quarta-feira (22), formando a chuva de meteoros Líridas, comum nesta época do ano. Conforme o diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, os catarinenses conseguirão ver o fenômeno a olho nu depois da 1h, quando o "show de luzes" estará mais visível em Santa Catarina – um pico é esperado por volta das 4h.
Continua depois da publicidade
Souza explica que a chuva tem este nome porque ocorre próximo à constelação de Lira. Os meteoros lirídeos são fruto da poeira cósmica deixada por um cometa. O fenômeno ocorre durante alguns dias, mas o pico é esperado para esta madrugada, quando pode cair até 15 meteoros por hora.
— Claro, pode haver uma surpresa e o número ser maior — conta Souza.
> Oktoberfest Blumenau 2020: festa só ocorrerá "se tudo estiver resolvido", diz secretário de Turismo
Para visualizar o fenômeno, basta olhar em direção ao nascer do sol. A chuva de meteoro parece partir da estrela Vega, a mais brilhante da constelação de Lira. Souza não recomenda o uso de binóculos e tampouco adianta perder o sono se o céu estiver nublado. No entanto, até o momento as condições são favoráveis para quem quer assistir o pequeno espetáculo no céu em Santa Catarina. Quanto mais afastado da área urbana (e das luzes artificiais), melhor será para enxergar o fenômeno.
Continua depois da publicidade
> Auxílio de R$ 600: Caixa antecipa cronograma e paga já nesta semana segunda parcela
> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina