A chuva de meteoros Eta Aquáridas, que acontece na Constelação do Aquário, poderá ser vista a olho nu pelos brasileiros — e pelos catarinenses — na madrugada desta quinta-feira (6). O fenômeno, um dos mais bonitos do ano, é causado pelos detritos do cometa Halley.

Continua depois da publicidade

> Foguete chinês descontrolado deve entrar na Terra no fim de semana

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A chuva ocorre todos os anos entre o final de abril e o início de maio. Em 2021, o ápice do fenômeno será na madrugada de quinta, entre 2h e 5h. A lua está na fase minguante e pode atrapalhar a visualização, mas especialistas dizem que, da mesma forma, o episódio será um dos mais lindos deste ano. 

Entenda o fenômeno

Em passagens anteriores pelo sistema Solar, o Halley deixou uma trilha de poeira e detritos, e a Terra atravessa essa trilha duas vezes ao ano. A segunda chuva é a Orionídas, que acontece em outubro. A Eta Aquáridas, que será nesta madrugada, produz uma quantidade maior de meteoros.

Continua depois da publicidade

Quando a Terra passa por esse caminho, milhares de pequenas rochas espaciais entram na atmosfera e ficam incandescentes, deixando rastros muito brilhantes no céu.

A Eta Aquáridas normalmente produz 50 meteoros por hora, porém, como esse ano a lua está em fase minguante na Constelação do Aquário, a quantidade de meteoros será reduzida. No Brasil, quanto mais próxima a pessoa estiver da linha do Equador, mais meteoros terá chance de ver. Em Santa Catarina, a estimativa da Rede Brasileira de Observação de Meteoros é que sejam vistos 35,9 meteoros por hora.

A expectativa leva em consideração as condições ideais de observação, como uma noite sem nuvens e um local afastado das luzes das grandes cidades.

A Constelação de Aquário deve nascer no horizonte leste por volta das 2h e levar algumas horas para atingir uma posição mais alta no céu, quando os meteoros ficam mais visíveis. Entre 2h e 5h da madrugada, o fenômeno ficará visível a olho nu pelos brasileiros.

Continua depois da publicidade

Como observar

Para acompanhar não é preciso o uso de nenhum instrumento astronômico. Você só precisa dos seus olhos, de um céu sem nuvens e de um local afastado de toda e qualquer luz.

No momento de observação, a melhor alternativa é deitar no chão ou sentar em uma cadeira reclinável. O celular pode prejudicar a visualização da chuva de meteoros. Você deve ficar algum tempo em um ambiente sem luz para que suas pupilas sem adaptem à iluminação.

> Arco-íris em Marte? Perseverance captura imagem e esclarece mistério

O fenômeno acontece à leste, no local em que o sol nasce. Você deve procurar pela Lua e pelo planeta Júpiter, o segundo ponto mais brilhante do céu, que estará acima dela. À esqueda estará a constelação de Aquário, onde ocorre a Eta Aquáridas. Com o Google Sky ou com outro software é possível visualizar o lugar em cada astro está para ver com mais precisão a chuva de meteoros.

*Com supervisão de Vinícius Dias

Leia também

Autor de ataque a creche de SC é intubado após piora de saúde

Homem picha e quebra imagens de santos em igreja no Sul de SC

DC 35 anos: as histórias que marcaram o jornalismo de SC