Uma chuva de meteoros com detritos do cometa Halley foi flagrada por uma estação de monitoramento em Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. Ela foi vista na madrugada desta sexta-feira (22).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em entrevista ao G1, o astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Jocimar Justino, disse que ao menos nove meteoros fazem parte da chuva “Orionidas”, causada por detritos do cometa Halley.

No total, cerca de 30 meteoros foram visualizados durante a chuva. O pico aconteceu entre quarta (20) e quinta-feira (21), mas o tempo nublado desfavoreceu os registros dos fenômenos.

– Os períodos de maior intensidade são dias próximos aos dias de pico. Alguns dias antes e alguns dias depois. Na madrugada de hoje (sexta), as nuvens abriram uma brecha e foi possível fazer os registros – disse Justino ao G1.

Continua depois da publicidade

O cometa Halley passa próximo ao planeta a cada 76 anos e deixa um rastro de detritos que pode ser visto duas vezes ao ano, em maio e outubro. Ao atingir a atmosfera, esses detritos queimam e causam a chuva de meteoros.

A última vez em que passou pelo planeta foi em 1986. A próxima aparição na Terra está prevista para 2061 e poderá ser visto no céu de Santa Catarina.

– Provavelmente vai dar pra ver daqui e será um espetáculo – afirma Justino.

Leia também:

Ciretran terá nova unidade de atendimento em Joinville

Uma Joinville inteira morreu vítima do corona​vírus em todo o Brasil

Dos 19 vereadores em Joinville, apenas um não tomou vacina contra Covid-19

Câmera flagra mulher abandonando cachorro dentro de caixa em Joinville

Homem é preso após manter cão com fome e sem cuidados básicos em São Francisco do Sul