Sete pássaros marinhos morreram e outros dois precisaram ser encaminhados para a reabilitação, em Florianópolis, por causa dos ferimentos causados pela chuva de granizo que atingiu algumas regiões da Ilha de SC no último domingo (14). A maioria das aves teve fraturas nas asas.
Continua depois da publicidade
> Mais de 300 animais marinhos são reabilitados após resgates em SC
Segundo informações do R3 Animal, os animais voavam sobre o mar, quando foram atingidos pelas pedras de gelo e caíram na água. No dia seguinte ao temporal, as ondas levaram as aves até a faixa de areia, onde foram resgatadas.
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

No local, um dos pássaros foi encontrado já sem vida, enquanto os outros sete continuavam vivos, apesar dos ferimentos. Todos foram submetidos a uma avaliação, mas a maioria deles tinha fraturas expostas em ossos longos das asas, incompatíveis com a reabilitação, segundo a veterinária Daphne Wrobel Goldberg. Uma única ave do grupo segue viva e em tratamento.
Continua depois da publicidade
> Novo grupo de pinguins é solto em praia de Florianópolis
> Golfinho raro é encontrado na praia do Ervino, em São Francisco do Sul
Mais um resgate
Na manhã desta terça-feira (16), moradores de Sambaqui levaram mais um pássaro “trinta-réis” para a reabilitação. A ave foi resgatada no mesmo local. Ela passa por exames e ficará em tratamento com a outra sobrevivente.
> Pinguim faz transfusão de sangue em Florianópolis
Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, contato do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Leia também
Vinte pinguins são soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis
Filhote de baleia-franca é encontrado morto na Praia do Sol em Laguna, Sul de SC
Pinguim-de-magalhães recebe pele sintética para tratar corte na cabeça em Florianópolis
Pinguins são encontrados mortos em praias de Florianópolis