Santa Catarina registrou temporal e queda de granizo neste domingo (26) na Grande Florianópolis, Norte e no Vale do Itajaí. A previsão indicava chuva forte até o fim da noite por conta da combinação da chegada de um ciclone extratropical, calor e umidade. A Defesa Civil do Estado não tem relatos de ocorrências graves por conta do fenômeno até o momento, mas houve telhados e veículos danificados em Angelina e ruas alagadas em Timbó, no Médio Vale.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
> Florianópolis tem praias lotadas no início do verão; veja fotos
A chuva começou depois das 14h na região central de Angelina, na Grande Florianópolis, conforme a Defesa Civil do município. Moradores compartilharam vídeos e fotos nas redes sociais que deram dimensão do tamanho das pedras (veja abaixo) e mostraram quintais cobertos pelas pedras brancas.
No Alto Vale a chuva passou mais tarde, por volta das 17h. Cidades como Chapadão do Lageado, Imbuia, Vidal Ramos, Rio do Oeste e Leoberto Leal ficaram com mais da metade dos imóveis sem energia elétrica. Em Ituporanga a chuva forte durou poucos minutos. Em Ibirama houve queda de granizo.
Continua depois da publicidade
No Médio Vale do Itajaí o temporal também durou pouco, mas tempo suficiente para derrubar árvores e alagar ao menos quatro ruas em Timbó, nos bairros Nações e Araponguinhas, e uma em Indaial, de acordo com a Defesa Civil municipal. Nesta última cidade, 4,6 mil casas ficaram no escuro. Na vizinha Pomerode houve queda de granizo em algumas localidades.
Até as 19h50min boa parte da situação da energia elétrica havia sido normalizada no Médio e Alto Vale. Em Presidente Getúlio, que há um ano passou por uma tragédia climática, o forte vento que acompanhou a chuva derrubou uma estrutura de zinco de uma casa, atingindo a rede de energia elétrica e obstruindo a Rua Teodoro Cipriani, no bairro Primavera. Os bombeiros voluntários isolaram o local. Além disso, três postes caíram em via pública, o que mobilizou equipes da Celesc.
Em Jaraguá do Sul, no Norte de SC, o temporal com granizo chegou durante à noite. Quase 18 mil imóveis ficaram sem energia elétrica. Cidade vizinha, Guaramirim registrava 1,4 mil unidades sem energia neste domingo.
Joinville, também na região Norte, no período de uma hora, foi registrado o acúmulo de 30 mm de precipitação. Segundo a prefeitura, foram registrados pontos isolados de alagamento, principalmente na zona Sul, em função do volume de chuva. Também houve uma queda de muro no bairro Paranaguamirim.
Continua depois da publicidade

Além disso, a chuva gerou desabastecimento de energia em algumas regiões da cidade. Até às 20h45min, segundo a Celesc, pelo menos 2,1 mil unidades consumidoras estavam com interrupção no abastecimento de energia elétrica.
A previsão indicava temporal para outras cidades até o fim da noite, conforme a Defesa Civil. Além da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, Litoral Sul, Planalto Sul, Litoral Norte e Planalto Norte estavam na lista.
Granizo em Angelina
Cuidados
Durante as chuvas fortes, a recomendação, a Defesa Civil de SC recomenda que a população busque um local abrigado, longe de placas, árvores e poste de energia. Se estiver na praia, a orientação é que jamais se fique na água.
Nos locais abrigados, o mais seguro é ficar distante de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.
Continua depois da publicidade
Em caso de alagamentos, a Defesa Civil orienta que se evite contato com a água acumulada e que não dirija em pontos de alagamento ou em pontilhões e pontes submersas. A atenção em relação às crianças deve ser redobrada.
Leia também:
Descontrolado, homem atira gasolina contra atendentes do Procon em Blumenau
Justiça mantém absolvição de empresário no caso Mariana Ferrer
Quase uma tonelada de alimentos vencidos e com fungo é encontrada em mercados em SC