A chuva intensa deve dar uma trégua nesta quinta (5) em Santa Catarina. Na sexta (6), no entanto, as instabilidades voltam a predominar no Estado e os acumulados de chuva podem passar dos 100 mm, com risco para alagamentos e deslizamentos, conforme alerta da Defesa Civil estadual. Além disso, quatro municípios já estão em estado de atenção para deslizamentos, devido ao solo encharcado.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conforme o alerta da Defesa Civil, a chuva enfraquece na maioria das regiões nesta quinta-feira, permanecendo de forma mais persistente e com totais elevados de 40 a 70 mm entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. Nestas áreas, ainda há risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Na manhã de quarta, os níveis dos rios na região do Alto Vale do Itajaí subiram rapidamente. Às 8h,  as comportas das Barragens Oeste, em Taió, e Sul, em Ituporanga, foram fechadas, quando o nível do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul atingiu quatro metros.

Alerta para deslizamentos em Santa Catarina
Defesa Civil emitiu alerta para deslizamentos. Quatro municípios estão em alerta máximo (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

SC tem voos cancelados por conta das chuvas; veja quais

Continua depois da publicidade

Como fica o tempo nos próximos dias

Apesar da trégua na quinta, as instabilidades voltam a ganhar força entre sexta-feira (6) e domingo (8). No final de semana, os acumulados podem passar dos 100 mm. O risco para alagamentos e deslizamentos continua.

— Por conta dos altos volumes de chuva previstos combinados ao solo encharcado e os níveis dos rios mais elevados, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais — cita a Defesa Civil, em nota.

Fortes chuvas causam estragos em cidades de SC

Entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado (7), também há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.

O que tem causado tanta chuva

Segundo a previsão elaborada em conjunto entre Defesa Civil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), assim como a Epagri/Ciram e AlertaBlu, outubro já costuma ser um mês mais chuvoso.

Continua depois da publicidade

Porém este ano, a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no Estado. São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

Leia mais

Escolas de SC suspendem aulas devido aos estragos causados pela chuva

Cinco cidades de SC registram em 24 horas chuva esperada para todo o mês de outubro