Após uma breve trégua, a chuva intensa que já deixou 64 municípios catarinenses em situação de emergência deve retornar a Santa Catarina na próxima terça-feira (21). De acordo com a Defesa Civil, o forte calor associado ao fluxo de umidade causarão novos temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A semana começa sob atuação de uma massa de ar seco que deixa o tempo firme em Santa Catarina durante a maior parte da segunda-feira (20). Há condições apenas para pancadas de chuva e temporais bastante isolados na região Oeste durante a tarde.
Previsão do tempo para terça-feira
Na terça-feira (21), o forte calor associado ao fluxo de umidade, provenientes do processo de formação de uma frente fria, favorecem o retorno dos temporais isolados em todas as regiões catarinenses, especialmente entre a tarde e a noite.
Previsão do tempo para quarta e quinta-feira
Entre a quarta (22) e a quinta-feira (23), a frente fria avança pelo Estado com chuva em todas as regiões. Conforme a Defesa Civil, há previsão de volumes significativos em curto período de tempo, acompanhadas por temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Continua depois da publicidade
A maior parte da chuva é esperada na quarta-feira (22). Os volumes devem oscilar de 80 a 120 mm no Alto Vale do Itajaí e parte do norte catarinense, podendo ficar próximo de 150 mm em algumas áreas.
Na Grande Florianópolis, Grande Oeste e nos planaltos, os acumulados variam entre 60 e 80 mm.
No Litoral Sul, as chuvas serão menos expressivas em comparação às demais regiões, com acumulados entre 30 e 50 mm.
SC tem 5,7 mil desabrigados pela chuva
Santa Catarina tem 5.745 pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde terça-feira (14), segundo balanço publicado pela Defesa Civil na tarde deste sábado (18).
Até agora, foram registradas três mortes: duas idosas, na noite de quinta-feira (16), em Taió; e um homem na sexta-feira (17), em Palmitos.
Continua depois da publicidade
No total, 62 municípios catarinenses registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Ao todo, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.
Leia também
Idoso desaparece após casa ser arrastada por rio em Praia Grande
Rio do Sul registra segunda maior enchente da história com rio em 13 metros
Ambulâncias com pacientes ficam presas em alagamento na BR-282 em SC