A chuva que cai desde o começo desta quarta-feira (25) na Grande Florianópolis deixou diversas ruas alagadas, árvores e muros caídos e põe a Defesa Civil em alerta. O órgão emitiu um aviso para o risco de deslizamentos na região e também no Litoral Sul. O acúmulo de água já ultrapassou o limiar de segurança de 118 mm nas últimas 24h.

Continua depois da publicidade

A Via Expressa, no sentido Continente, precisou ser fechada em razão de um alagamento na saída para a Avenida Ivo Silveira. Na Ilha, parte do muro do cemitério do Itacorubi cedeu com a chuva e caiu na rua Luis Caldeira. Segundo a Prefeitura da Capital, por enquanto o material não será retirado para não ceder ainda mais. As equipes vão aguardar passar a chuva.

Na Rua Rui Barbosa, uma árvore grande que ficava dentro de um condomínio caiu, bloqueando totalmente a via. O trânsito ficou completamente parado na região.

A Prefeitura de Florianópolis informou que está mobilizada e atenta ao volume de chuva para as próximas horas. Equipes estão de prontidão principalmente com relação aos alagamentos em ruas. Equipes das Intendências e caminhões hidrojatos estão trabalhando nessas vias.

Continua depois da publicidade

No estádio Orlando Scarpelli, Figueirense e Atlético (PR) se enfrentaram num campo completamente alagado pelo Brasileirão de Aspirantes.

Alerta da Defesa Civil

Há um ingresso de instabilidades no Extremo Oeste, com características de pancadas de chuva fraca a moderada, em desenvolvimento. Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, devido à presença de um sistema de baixa pressão atmosférica, núcleos de chuva se desenvolvem no RS e avançam pelas regiões Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O órgão orienta evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também pede para não transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Sobre os deslizamentos de terra, deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Leia mais

Defesa Civil faz nova vistoria na Serra do Rio do Rastro e reforça urgência das obras de contenção

Previsão do tempo indica que próximos dias serão de tempo instável