A balsa da Barra do Rio em Itajaí está inoperante desde a noite de domingo devido a grande quantidade de sujeira que foi arrastada para o trecho da travessia com a chuva. Outros problemas por conta das chuvas dos últimos dias foram contabilizados no canal de acesso ao Complexo Portuário.
Continua depois da publicidade
A balsa, queassim como o ferry boat do Centro faz a travessia entre Itajaí e Navegantes, fechou por dificuldade na navegação. A previsão é de que o serviço só seja restabelecido durante a tarde desta segunda ou manhã de terça-feira.
No Centro o ferry boat sofreu atraso entre 5h30 e 6h desta segunda devido a uma embarcação que bateu em uma das balsas. O problema foi causado por conta da forte correnteza no canal do rio Itajaí-Açu que no início da manhã estava em 5 nós, sendo que o normal é operar em 1 nó.
De acordo com o diretor operacional da Navegação Santa Catarina, que opera as balsas, Diogo Weidle, uma balsa que estava atracada em um estaleiro se desprendeu e bateu contra a embarcação que estava atracada em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Depois disso, a balsa ainda bateu no terminal Braskarne no Porto. Outro barco que estava no mesmo local também soltou, mas não causou acidentes. Rebocadores do complexo removeram as embarcações do caminho da travessia. Houve atraso para a saída do ferry por conta disso, contudo as avarias foram pequenas, segundo Weidle.
– Tivemos uma varia no engate de atração, mas nada que prejudique o trabalho e as balsas estão operando normalmente – diz.
O diretor comenta que apesar de o estrago não ter sido grande o barulho da batida pôde ser ouvido de longe. Boias de sinalização do Porto também foram arrastadas pela correnteza e os práticos do ferry boat estão tendo que desviar delas na manhã desta segunda.
Continua depois da publicidade
Segundo a Praticagem outras embarcações que estavam em estaleiros se desprenderam durante a madrugada por conta da correnteza. A Capitania dos Portos ainda contabiliza as ocorrências nesse sentido.