A chuva que atinge o Oeste de Santa Catarina desde a 0h de quarta-feira causou estragos na região . Segundo a Defesa Civil, em 11 municípios ocorreram alagamentos e deslizamentos. As cidades mais atingidas foram Irani, São Bernardino, Irani, Xanxerê, Ponte Serrada, Passos Maia, Sul Brasil, Saudades, Paial, Itá, Seara e Guaraciaba. Em Irani, três casas foram alagadas e uma família de quatro pessoas precisou buscar abrigo na casa de parentes.
Continua depois da publicidade
:: Criança é levada pela correnteza de rio e está desaparecida em Xaxim
:: Com alagamentos, famílias ficam desalojadas em Chapecó
Em Seara e Itapiranga também há registro de alagamentos. Por volta das 18h de quarta, começou a retirada de algumas famílias em São Bernardino. O Rio Três Voltas saiu do leito e começa a chegar em algumas casas.
Continua depois da publicidade
No Km 71 da SC-283, entre Seara e Chapecó, também há uma interdição. Um deslizamento no local fecha totalmente a rodovia sem previsão para liberação. Dois veículos foram atingidos, mas ninguém ficou ferido. A alternativa, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), é a SC-155, por Xavantina.
>> Trânsito segue interrompido na SC 283, entre Seara e Chapecó
A prefeitura de Chapecó fez uma reunião nesta tarde para falar sobre a chuva. No encontro ficou definido o estado de alerta por conta da alta quantidade de precipitação registrada no município desde a madrugada. No começo da noite, oito famílias foram retiradas de suas residências no bairro Santa Luzia, em Chapecó.
Em Joaçaba, uma pedra interditou parcialmente a rua Amábile Falavigna, segundo os bombeiros. Outras deslizamentos ocorreram na cidade, mas nenhum deles com gravidade. Em Piratuba, os bombeiros foram chamados para atender a ocorrência em uma casa que deveria ser interditada por conta do risco de desabamento.
Continua depois da publicidade
Chuva desde a 0h desta quarta-feira:
São Miguel do Oeste: 165,6 mm
Chapecó: 156 mm
Mondaí: 134 mm
Pinhalzinho: 102 mm
Joaçaba: 97 mm
Campos Novos: 91 mm
Zortea: 92 mm
Fraiburgo: 59 mm
Rodovia SC-160, em Saltinho, está interditada. Foto: Jandir Sabedot / Arquivo Pessoal
Est: Ciram/Inmet
Segundo a técnica em meteorologia do Grupo RBS, Bianca Souza, nas próximas horas ainda há chances de chuva forte no extremo oeste catarinense, as demais regiões do estado também vão registrar chuva, mas não volumes tão altos.
Rodovia SC-160, em Saltinho, está interditada. Foto: Jandir Sabedot / Arquivo Pessoal
Alerta para mais chuva
O meteorologista do Grupo RBS, Leando Puchalski alerta para a previsão de mais chuva durante a madrugada desta quinta-feira:
– Os simuladores do tempo atualizados nesta tarde ainda mostram volumes muito elevados para ocorrer neste período – afirmou Puchalski.
Continua depois da publicidade