A chuva que atingiu Santa Catarina neste final de semana deixou 29 cidades prejudicadas, 670 desabrigados e pelo menos 16 mil pessoas desalojadas. A contabilização é da Defesa Civil até final da tarde desta segunda-feira. As áreas atingidas continuam a ser monitoradas pelo órgão, que tem equipes atuando diretamente nos municípios.
Continua depois da publicidade
Leia também
:: Confira as rodoviais interditadas por causa dos estragos da chuva
:: Boa notícia: tempo começa a melhorar nesta segunda-fera
Continua depois da publicidade
:: Região Norte de Santa Catarina foi a mais prejudicada por estragos da chuva
:: Defesa Civil registra alagamentos e deslizamentos em Santa Catarina
Até as 21h, treze municípios decretaram situação de emergência – Corupá, Major Vieira, Rio das Antas, Vitor Meireles, Presidente Getúlio, Santa Terezinha, Papanduva, Jaraguá do Sul, Rio dos Cedros, Timbó e Monte Castelo, Balneário Barra do Sul e Dona Emma. Rio Negrinho e Guaramirim decretaram estado de calamidade pública.
Corupá registrou os maiores volumes de chuva nos últimos quatro dias
Foto: Germano Rorato, Agência RBS
Maior volume de chuva foi em Corupá
Em levantamento divulgado pela Defesa Civil Estadual, feito entre as 8h do dia 5/6 e as 8h desta segunda-feira, dia 9, Corupá foi a mais atingida pelos temporais. Nas últimas 96h, o município registrou 462,6 milímetros de chuva. Até o final da manhã, a cidade já tinha 457 desalojados e sete desabrigados.
Jaraguá do Sul teve 374,8mm, Três Barras e Porto União tiveram 334mm, e Papanduva 326,2mm. Outras 12 cidades tiveram volumes maiores do que 200mm no mesmo período.
Continua depois da publicidade
Aulas foram suspensas na manhã desta segunda-feira em Blumenau
Foto: Rafael Steinbach, Especial
Municípios tiveram aulas canceladas
Por causa das fortes chuvas do fim de semana, centenas de alunos da rede pública estadual ainda estarão sem aulas. As cidades de Rio Negrinho, Mafra, Papanduva e Monte Castelo estão com as aulas suspensas por tempo indeterminado. Taió, Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Timbó e Doutor Pedrinho também não terão aula nesta terça-feira.
Os municípios de Massaranduba, Schroeder, Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves, Pomerode, Salete, Rio do Campo, Santa Terezinha, Mirim Doce, Pouso Redondo, Rodeio, Ascura, Benedito Novo, Itaiópolis, Campo Alegre e São Bento do Sul voltam às atividades normais a partir desta terça-feira.
Algumas unidades escolares foram interditadas por causa de alagamentos e outras estão sendo usadas como abrigos para as famílias que precisaram deixar suas casas. Um novo calendário escolar será feito pelas escolas junto à Gerência Regional de Educação.
Continua depois da publicidade
Energia elétrica começa a ser estabilizada
Às 19h desta segunda-feira, 3.608 unidades consumidoras ainda permaneciam sem energia no Estado, sendo 1.128 em Jaraguá do Sul. De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc), equipes da empresa atuam nas áreas mais atingidas para reestabelecer o serviço.
Região Norte foi a mais afetada no fim de semana
A região Norte de Santa Catarina foi a mais atingida com a chuva, que chegou ao Estado por causa de uma frente fria. Quatro pessoas – incluindo duas crianças – ficaram feridas em um deslizamento de terra em Guaramirim, que encaminhou pedido de estado de calamidade pública após ter 15 mil desalojados.
Confira as galerias de fotos com as áreas atingidas no fim de semana
No fim da noite de domingo, o município de Rio Negrinho foi o segundo a decretar calamidade pública. O Vale do Itapocu e o Planalto Norte foram as regiões mais atingidas, com pelo menos 200 famílias desabrigadas e centenas de desalojados.
Continua depois da publicidade
Bombeiros sobrevoaram área alagada da Bacia do Rio Itapocu no domingo