O município de São Domingos, no Oeste de Santa Catarina, foi um dos mais afetados pelas chuvas intensas e volumosas que ocorreram entre a noite de quarta (6) e a madrugada desta quinta-feira (7). A precipitação se concentrou em um curto período de tempo, gerando alagamentos e enxurradas que causaram danos a diversas residências e ruas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Defesa Civil de Santa Catarina, em alerta desde o início das chuvas, apontou que essa foi a cidade mais atingida na região de Xanxerê. Os bairros mais afetados incluem São José, Ari Bortoli e Centro, além da Linha Santo Antônio, no interior.

Continua depois da publicidade

De acordo com as informações passadas no início da manhã desta quinta-feira pelo órgão, mais de 20 residências foram diretamente atingidas pela enxurrada. Ainda segundo a Defesa Civil, abrigos foram preparados para acolher possíveis desabrigados, mas, até o momento, as pessoas afetadas têm sido conduzidas para as casas de parentes e amigos.

O Corpo de Bombeiros Militar também foi acionado para realizar resgates e prestar atendimentos de emergência. Entre 23h e 1h30min, as equipes de bombeiros resgataram 16 pessoas, incluindo idosos e crianças, além de animais, de áreas inundadas nos bairros atingidos. Duas dessas pessoas precisaram ser encaminhadas para um Pronto Socorro para atendimento médico.

Veja o vídeo

Possível decreto de emergência

Equipes da Defesa Civil do Estado, por meio da Coordenadoria Regional e Defesa Civil Municipal, fazem o levantamento dos danos causados pelas chuvas para averiguar a possibilidade de ser decretada situação de emergência no município.

— Neste momento o atendimento está focado no levantamento dos danos e acolhimento das famílias que foram afetadas de forma direta com esse desastre. Reforçamos sempre a importância da prevenção quando essas situações acontecem, como o exemplo de evitar transitar sobre áreas alagadas. Mantenha-se informado e orientado através dos alertas da Defesa Civil e em qualquer situação de emergência acione os bombeiros através do 193 e a Defesa Civil através do 199 — disse o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri.

Continua depois da publicidade

Não há registro oficial sobre a quantidade de chuva que caiu no município, porque o pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) não está funcionando no local. No entanto, dados colhidos por pluviômetros manuais nas comunidades mostram que houve pontos em que foram registrados até 150 milímetros em poucas horas.

A Defesa Civil alertou, ainda, sobre o tráfego de veículos pela rodovia SC-480, entre Xanxerê e São Domingos, onde há pontos com muita lama, água e pedras na pista.

Outros Municípios Afetados

Além de São Domingos, os municípios de Abelardo Luz e Itapiranga também registraram alagamentos e danos causados pela chuva intensa.

Leia também

Motociclista e passageira ficam feridos após tentar desviar de vaca no Oeste de SC

Quem era o trabalhador que morreu em silo no Oeste de SC

Motociclista de 43 anos morre em acidente no Oeste de SC