Geólogos da prefeitura de Blumenau e técnicos da Defesa Civil vistoriam na manhã desta quinta-feira o morro localizado atrás da Ilha do Sossego, no Bairro Nova Rússia, onde pedras e árvores deslizaram com a chuva de quarta à noite.

Continua depois da publicidade

O deslizamento formou um bolsão de água que poderia estourar e atingir as casas localizadas ao pé do morro e próximas às margens do Ribeirão Garcia. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Charles Reimundo Kirsten, a situação já está controlada e os moradores estão fora de risco.

Ele não soube estimar a quantidade de residências que podriam ser atingidas caso o bolsão rompesse. Em quatro horas, choveu 49 milímetros na cabeceira do Ribeirão Garcia.

Devido à quantidade de chuva na Nova Rússia, a Defesa Civil emitiu um alerta na noite de quarta para a população que vive às margens do Ribeirão Garcia. O volume de água que descia dos morros, ao seguir o curso natural, poderia aumentar o nível do ribeirão.

Continua depois da publicidade

Além do risco na Nova Rússia, a Defesa Civil atendeu também a 10 ocorrências de pequenos deslizamentos de terra no município e alagamentos no Bairro Itoupava Central.