A chuva que cai no Vale do Itajaí deste sexta-feira já elevou o nível do rio Itajaí-Açu, causou deslizamentos e colocou os municípios da região em estado de alerta neste fim de semana.

Continua depois da publicidade

Somente em Blumenau, segundo a Defesa Civil, 29 ocorrências foram registradas até o meio-dia deste domingo, entre deslizamentos em via pública, deslizamentos atingindo residências, risco de queda de árvore e um deslizamento com queda de muro. Ninguém se feriu nos casos.

A região Norte foi a mais atingida até o momento, nos bairros Fortaleza, Itoupava Central e Itouopava Norte, além dos bairros Velha e Boa Vista. Na Rua Augusto Groh, no bairro Nova Esperança, houve queda de barreira durante a madrugada e obstrução total da via, que já começou a ser desbloqueada.

Na SC-108 (rodovia Guilherme Jensen), houve um deslizamento com interrupção parcial do trânsito. O local afetado fica há cerca de quatro quilômetros do trevo da Vila Itoupava.

Nível do rio deve chegar a 6,2 metros

Continua depois da publicidade

Subindo sem parar desde sábado à noite, o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau chegou a 5,80 metros às 14h deste domingo Há uma expectativa que ele chegue a 6,2 metros, nível que coloca as equipes da Defesa Civil em estado de alerta. As barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, estão parcialmente fechadas e a previsão é de que o nível do Rio Itajaí-Açu estabilize ainda neste domingo.

Chuva causa estragos em outras cidades

Em Balneário Camboriú a forte chuva causou três ocorrências, segundo a Defesa Civil do município. Uma árvore caiu sobre uma casa na Rua Cardeal, no bairro Ariribá; uma garagem desabou na Rua Chile e um deslizamento de terra foi registrado no bairro São Judas.

Em Brusque, o nível do rio Itajaí-Mirim chegou a 5,12 metros. Embaixo da Ponte Estaiada, no Centro da cidade, o rio saiu da calha e a Avenida Beira-Rio precisou ser interditada. Até a tarde deste domingo, a Defesa Civil tinha atendido seis ocorrências no município, sendo cinco deslizamentos e um alagamento. Uma família foi orientada a deixar a residência até que seja feita uma reavaliação.

No Alto Vale do Itajaí houve deslizamentos registrados em Salete, Ituporanga e Braço do Trombudo, além de alagamentos em Pouso Redondo.

Continua depois da publicidade

Em Rio do Sul a situação é mais grave, com a previsão de que o rio atinja 7,5 metros, forçando que algumas famílias deixem as suas casas. Cinco abrigos foram abertos na cidade e três deles já recebem 18 famílias — 72 pessoas.