As chuvas continuam castigando e causando prejuízos nas regiões do Norte e Planalto Norte de Santa Catarina nesta sexta-feira (13). A cidade mais crítica neste momento é Três Barras. Com inundações em diversos bairros, o município passou de 404 para 1.437 desabrigados na última madrugada.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e do Norte catarinense no WhatsApp 

Destas, 621 estão divididas nos seis abrigos públicos municipais. Outros desalojados foram acolhidos por familiares ou amigos. Há bloqueios totais de trânsito no distrito de São Cristóvão, nos bairros Zilda Pacheco e Argentina. Além disso, a prefeitura proibiu a saída de automóveis e caminhões para São Mateus do Sul. O acesso à cidade, via PR-151, está interditado para caminhões.

Os moradores só podem fazer a retirada de mudanças até às 18h. Após esse horário, o município definiu que a prioridade será o resgate de pessoas e animais de estimação.

Continua depois da publicidade

Já em Rio Negrinho, há ruas alagadas e algumas delas estão parcialmente interditadas. São 30 pessoas desabrigadas na cidade. O nível do Rio Negro, o principal da região, está em 10,72 metros. 

Em Campo Alegre também há ruas alagadas e os desabrigados chegam a 18. Balneário Barra do Sul e Itapoá registraram erosões costeiras nas areias das praias. Jaraguá do Sul teve um deslizamento de terra no bairro Tifa Martins e quedas de árvores. 

Em Mafra, a última atualização é de 22h da última quinta-feira, a cidade tem 550 pessoas desalojadas. Dados da Defesa Civil indicam que mais de 200 pessoas estão em cinco abrigos do município. 

A cidade tem pontos de alagamentos em diversos bairros.  As pontes sobre o rio da Lança, na Vila Buenos Aires e na rua Independência estão interditadas. Ainda há pontos de erosão e deslizamentos na BR-116 e BR-280.

Continua depois da publicidade

Em Joinville, foi registrado aproximadamente 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, sendo que 80 foram nas últimas 12 horas. A Defesa Civil atendeu oito ocorrências, nenhuma com gravidade. Apesar de não haver indicativo de chuva volumosa para os próximos dias, o risco ainda segue para deslizamentos de terra.

Leia também

BR-376, entre SC e PR, é liberada para tráfego de veículos nesta sexta-feira

Enchentes assolam SC há 10 dias e deixam 112 municípios em situação de emergência

Chuvas devem predominar e temperaturas podem ficar abaixo de 5°C durante feriado em SC