A rua que corre o risco de desabar em São Bento do Sul, na região Norte catarinense, voltou a gerar alerta na Defesa Civil nesta quinta-feira (18). Por causa da chuva, o município ampliou o monitoramento na Rua Jaraguá do Sul, que começou a ceder há pelo menos dois meses.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De acordo com a prefeitura de São Bento do Sul, a Defesa Civil está fazendo monitoramento constante no local ao longo de todo o dia, caso seja necessário retirar moradores que continuam na região.
Desde junho, ao menos cinco casas já foram interditadas e os moradores precisaram sair do local. A rua já cedeu mais de um metro e, de acordo com o laudo realizado por um geólogo da Associação de Municípios do Nordeste de SC (Amunesc), corre “risco iminente”.
Plano de reconstrução
Na quarta-feira (17), a prefeitura fez uma reunião para avaliar os próximos passos do projeto de reconstrução da rua. Um decreto de situação de emergência foi homologado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional e autorizou o município a buscar recursos para começar os serviços na Rua Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, o primeiro trabalho deve ser um estudo de análise do solo, seguido pelo projeto de recuperação da via e construção das residências para as famílias que precisaram sair de casa.
Conforme o diretor da Defesa Civil de São Bento, Vilmar Kravec, hoje são 16 residências em área de risco. Três famílias já receberam um benefício de aluguel social, e todas foram comunicadas sobre a possibilidade de saque do FGTS.
Leia também
Joinville terá “Dia D” de vacinação com horários especiais no sábado
Procuradoria de Joinville cria dois grupos de trabalho: para ônibus e sobre obras do Mathias
Preço da gasolina volta a cair em Joinville e valor médio atinge R$ 5,19