O Litoral de Santa Catarina pode ter ventos de até 80 km/h entre esta quarta (4) e quinta-feira (5). A Defesa Civil emitiu alerta para explicar que os ventos fortes, seguidos de três dias de chuva, podem implicar em deslizamentos e outros prejuízos.
Apesar das rajadas de vento, a chuva deve amenizar, e o Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis terão pancadas isoladas, de acordo com a Defesa Civil. As demais regiões passarão a quinta com sol entre nuvens.
Segundo a Epagri/Ciram, a quinta-feira terá essas condições porque o ciclone extratropical vai se afastar para alto mar e no seu lugar, uma massa de ar frio e seco (alta pressão) avança no Sul do Brasil. Conforme a previsão, ao longo do dia, atemperatura é amena.
Depois do ciclone, temperaturas podem chegar a 0°C
O avanço de uma massa de ar frio e seco irá diminuir as temperaturas no Estado, especialmente baixa no Planalto Sul e no Meio Oeste, onde o termômetro pode registrar a mínima próxima de 0°C, com condição de geada. Esse fenômeno se estende para sexta (6), sábado (7) e domingo (8).
FOTOS: chuva já prejudicou mais de 10 mil pessoas em SC
Deslizamento de terra na Rua Pedro Manoel de Lima, bairro Macacú, em Garopaba – (Foto: Alan Pedro/Prefeitura de Garopaba)
Dois homens morreram em um carro que entrou em um rio cheio em função da chuva – (Foto: CBMSC/ Divulgação)
A rodovia foi totalmente interditada pela queda de uma barreira na SC-135, km 136,5, em Pinheiro Preto – (Foto: PMRv/ Divulgação)
Em Joaçaba, pelo menos duas pontes foram interditadas após as chuvas e ruas foram alagadas – (Foto: Defesa Civil de Joaçaba/ Divulgação)
A SC-390, na Serra do Rio do Rastro, teve dois deslizamentos de terra que obstruíram a via – (Foto: PMRv/ DIvulgação)
Quatro agricultores foram resgatados após passarem a noite ilhados em uma lavoura em Santo Amaro da Imperatriz – (Foto: CBMSC/ Divulgação)
Em Orleans, uma escola foi interditada e outras rodovias após o chão ceder com deslizamentos de terra – (Foto: Alan Pedro/Prefeitura de Garopaba)
Em Florianópolis duas famílias ficaram desabrigadas após as chuvas – (Foto: Carolina Borges/ NSC TV)
Caçador registrou alagamentos em diversos pontos e estradas do município – (Foto: Prefeitura Caçador/ Divulgação)
Rio das Antas registrou diversos deslizamentos de terra e alagamentos – (Foto: CBMSC/ Divulgação)
Uma barreira com rochas cedeu na SC-350, em Alfredo Wagner e atingiu um Jeep – (Foto: CBMSC/ Divulgação)
Tubarão está em alerta pelo nível do rio, que tinha ultrapassado 5m do normal em alguns bairros e 3m no Centro – (Foto: Prefeitura de Tubarão/ Divulgação)
Em Garopaba, a chuva alagou ruas e causou deslizamentos de terra, que interromperam o trânsito em vias – (Foto: Alan Pedro/Prefeitura de Garopaba)