A estiagem que iniciou ainda no ano passado continua mas as chuvas de abril estão ajudando amenizar a situação. Em Chapecó a barragem Engenho Braun, no Lajeado São José, que chegou a estar com apenas 10% da capacidade em março, transbordou na tarde desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

De acordo com o superintendente regional da Casan na Região Oeste, Daniel Scharf, por enquanto a situação do abastecimento do município, que chegou a ficar em situação crítica, volta a normalidade. No entanto a Casan segue monitorando o comportamento do rio pois a previsão é de continuar com pouca chuva nos próximos meses.

No campo já há perdas consolidadas, como de 9,9% na safra de milho, segundo o Doutor em Agronomia do Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, Haroldo Tavares Elias. Mas a chuva recente ajuda nas lavouras de segunda safra de milho para grão, silagem de milho e soja. Sua colega, Gláucia Padrão, também considera que a chuva ajuda na safrinha de soja, milho e feijão, que vinham sofrendo com a estiagem.

Continua depois da publicidade

Outro pesquisador do Cepa/Epagri, Tabajara Marcondes, que é especialista do setor leiteiro, também considera que a umidade já ajuda.

– Certamente já ajuda na germinação e desenvolvimento das áreas já plantadas com pastagens e permite o plantio de novas áreas – destacou.

Lavoura em Chapecó
Lavouras que foram semeadas com culturas de inverno já começaram a germinar (Foto: Darci Debona)

O coordenador da área de forrageiras da Cooperativa Agroindustrial Alfa, Alexandre Ramos, disse que a estiagem causou um atraso de 40 a 50 dias na cobertura de inverno e na implantação de pastagens, que começou a ser implantada nos últimos 15 dias, quando ocorreu a primeira chuva.

– Ficou um período em que o pasto secou e não deu para plantar novas áreas. Com isso aumentou o custo do produtor e alguns até secaram as vacas. Mas agora os produtores aproveitaram para plantar principalmente aveia e azevém, para pasto ou cobertura do solo. Atrasou um pouco as pastagens. Já no plantio de trigo não influencia pois o período inicia em junho – disse Ramos.

Continua depois da publicidade

​​​​> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

O presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos, Félix Muraro Júnior, disse que a estiagem, aliado ao alto preço do milho e da soja, aumentou os custos em 20%. Mas pelo menos as pastagens começam a ser implementadas com a chuva. Somente ele semeou 100 hectares de aveia, para cobertura do solo.

Já nos 80 hectares da safrinha de soja, não tem como recuperar as perdas, que ficarão em torno de 20%.

Temporal em São Carlos

Chuva no Oeste
Vento e granizo derrubaram árvores e causaram destelhamentos em São Carlos (Foto: Prefeitura de São Carlos)

Mas não foi só notícia boa que a chuva trouxe. Em São Carlos ela veio acompanhada de ventos e granizo causando alguns destelhamentos na noite de segunda-feira. Houve destelhamento de casas, galpões, chiqueiros e aviários no interior do município, além de quedas de árvores.

A secretaria de Agricultura está fazendo os levantamentos.