O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula-1 – o primeiro da temporada 2013 – ainda não tem um pole position. O treino classificatório da madrugada deste sábado (tarde de sábado na Austrália) foi adiado por causa da chuva. Com isso, os pilotos voltam à pista de Melbourne às 21h de hoje (horário de Brasília), seis horas antes do horário previsto para a largada (3h de domingo no horário de Brasília.

Continua depois da publicidade

ESPECIAL: os circuitos, carros e pilotos da temporada 2013

Com quase 30 minutos de atraso, a primeira parte do treino classificatório foi disputada, já com acúmulo de água no asfalto. Em sua estreia pela Mercedes, o inglês Lewis Hamilton rodou na pista, porém, nada para eliminá-lo. O brasileiro Felipe Massa também sofreu acidente, quando perdeu parte do bico ao bater na proteção lateral e precisou reparar a Ferrari.

Ao final do Q1, Nico Rosberg (Mercedes), Fernando Alonso (Ferrari) e Romain Grosjean (Lotus), respectivamente, fizeram os melhores tempos. Ficaram de fora: Pastor Maldonado (Williams), Esteban Gutierrez (Sauber), Jules Bianchi (Marussia), Max Chilton (Marussia), Giedo Van der Garde (Caterham), Charles Pic (Caterham).

Continua depois da publicidade

No intervalo para o Q2, o céu desabou em Melbourne e o treino atrasou ainda mais. Houve dois adiamentos de reinício que somaram 40 minutos com os carros dentro dos boxes. Como a chuva não parou, a direção de prova optou por postergar a disputa pelo grid de largada.

No Q1, foram eliminados os seguintes pilotos:

17º – Pastor Maldonado (VEN), Williams – 1:47:614

18º – Esteban Gutierrez (MEX), Sauber – 1:47:776

19º – Jules Bianchi (FRA), Marussia – 1:48:147

20º – Max Chilton (ING), Marussia – 1:48:909

21º – GIedo van de Garde (HOL), Caterham – 1:49:519

22º – Charles Pic (FRA), Caterham – 1:50:626

Brasileiro Felipe Massa estava com vaga garantida para participar do Q2

Foto: Greg Wood / AFP