Os cerca de 190 milímetros de chuva que cairam em Itajaí em 48 horas deixaram um rastro de sujeira e destruição. Na Praia Brava uma verdadeira cratera se abriu na avenida principal do bairro. A estimativa é de prejuízos de aproximadamente R$ 500 mil para a reconstrução da cidade.
Continua depois da publicidade
Os serviços de desassoreamento da rede de drenagem pluvial, limpeza de ruas, recuperação do pavimento e remoção de árvores caídas dentro de ribeirões devem ser feitos nos próximos 15 dias, informa o secretário de Obras, Tarcízio Zanelato. Além dos trabalhos considerados de rotina após uma inundação, também será necessário reconstruir parte da calçada e do pavimento da Praia Brava, entre as ruas José Medeiros Vieira e Carola Coellho, onde há dois buracos de aproximadamente 30 metros.
A estimativa é de que o serviço inicie em 40 dias, já que será necessário concluir o projeto e abrir licitação para contratar a empresa que irá realizar.
_ Teremos que recuperar a drenagem, a rede elétrica, gabiões e a pavimentação. O trabalho, após a contratação da empresa, ficará pronto em 30 dias e, enquanto isso, a rua ficará em meia pista. Hoje, colocaremos sinalização, proteção com areia e uma rede para evitar acidentes com veículos e pedestres _ explica Zanelato.
Continua depois da publicidade