A Chrysler deve recorrer à lei de falências americana após o fracasso das últimas negociações entre o Departamento do Tesouro e os credores da montadora, informou hoje a imprensa americana. O canal de notícias CNN citou como fonte da informação um alto funcionário do governo Barack Obama.

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Hoje se encerra o prazo dado pelo presidente americano Barack Obama para que a Chrysler reestruture sua dívida, cifrada em US$ 6,9 bilhões, firme uma aliança com a italiana Fiat e chegue a um acordo com seus funcionários para reduzir os custos trabalhistas. As negociações entre o Tesouro e o consórcio de 46 bancos e fundos de investimento sobre a dívida da Chrysler foram interrompidas nas primeiras horas da madrugada de hoje, depois que alguns credores rejeitaram a última oferta do governo americano.

Segundo o jornal Free Press, de Detroit, o Tesouro ofereceu trocar os US$ 6,9 bilhões de dívida por US$ 2,25 bilhões em dinheiro. Obama deve se dirigir hoje às 13h (em Brasília) aos americanos para explicar a situação em que a Chrysler fica após o fracasso das negociações com os credores.

Hoje se espera que Fiat e Chrysler materializem o acordo através do qual a empresa italiana tomará 35% do conjunto de acionistas em troca de ceder tecnologia e plataforma de veículos pequenos. Segundo a imprensa local, Obama dirá que o pedido de concordata não significará o desaparecimento da Chrysler e que a empresa formará a aliança com a Fiat durante o processo de reorganização.

O Departamento do Tesouro quer que a empresa seja administrada a partir de agora por uma pessoa designada pela Fiat em substituição do atual presidente, Bob Nardelli. A nova empresa estará sob controle do sindicato United Auto Workers (UAW), que terá 55% do conjunto de acionistas. A Fiat terá pelo menos 35%, o governo americano 8% e o Canadá, 2%.

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O atual proprietário da Chrysler, o fundo de investimentos Cerberus, não receberá nenhuma participação.

Entenda o Capítulo 11 da lei de falências americana

O Capítulo 11 da lei de falências americana, ao qual a montadora Chrysler vai recorrer, permite a uma empresa com dificuldades financeiras continuar funcionando normalmente, dando-lhe um tempo para chegar a um acordo com seus credores.

A proteção do Capítulo 11 pode ser requerida seja pela empresa em dificuldades, seja por um de seus credores. Este procedimento significa uma vontade de reestruturação da companhia, sob o controle de um tribunal.