Christiane Schramm Guisso, advogada especialista em direito e gestão empresarial, assume nesta quinta-feira a presidência da Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme). Ela substitui Gean Marcos Dombroski Corrêa, que passa a fazer parte do conselho deliberativo da entidade, que tem 2,2 mil associados.

Continua depois da publicidade

::::: Leia o perfil de Christiane na coluna Livre Mercado, de Claudio Loetz, em 02 de dezembro de 2012, logo após as eleições na Ajorpeme.

Ela recebeu a equipe de reportagem do “A Notícia” em seu escritório para falar sobre os desafios do setor e as expectativas para sua gestão. Com sorriso largo e gentileza, mostrou-se animada para um 2013 à frente da Ajorpeme.

Ainda que existam questões mais pontuais a resolver neste ano, como intensificar o treinamento dos funcionários que atuam nas micro e pequenas empresas da região e estimular o espírito empreendedor nos associados, a advogada afirma que a expectativa é extremamente positiva.

Continua depois da publicidade

A cerimônia desta quinta-feira oficializa a nova diretoria. O evento vai contar ainda com a posse de todos os conselheiros e representantes de núcleos setoriais, e haverá a apresentação da prestação de contas do último exercício.

O jantar de posse, na Sociedade Harmonia-Lyra, ocorre na próxima quinta-feira com a presença de empresários de toda a região e do governador Raimundo Colombo.

Mão de obra

A maioria dos 2,2 mil associados ativos da Ajorpeme atuam no setor de serviços. Na sequência, vêm as áreas da indústria e do comércio. Boa parte deste grupo presta algum serviço às grandes empresas da região.

Continua depois da publicidade

– Este movimento faz com que as pequenas empresas acabem perdendo seus funcionários para os clientes, que proporcionam um modelo de carreira mais amplo por serem mais atuantes no mercado. Temos na região uma grande escola preparatória. Às vezes, a preocupação em trazer pessoas de fora não é coerente. Os profissionais daqui já têm a vivência necessária, que é o que faz as empresas crescerem, é o diferencial. O treinamento e a qualificação investidos só reforçam o grande potencial dos profissionais desenvolvidos aqui -, diz Christiane Guisso.

Região

A advogada Christiane Guisso ainda destaca que o crescimento econômico de Joinville foi tão grande nos últimos anos que a região pode, muito tranquilamente, ser chamada de “Grande Joinville”.

– Já se pode constatar que o polo econômico da cidade e a forte cultura empreendedora se espalharam para as cidades vizinhas -.

Continua depois da publicidade

Novo governo

A presidente da Ajorpeme tem as melhores expectativas possíveis em relação ao governo do empresário Udo Döhler.

– Além der ser empreendedor, sempre atuou na sociedade e conhece detalhes da cidade em todos os setores. Ele compreende qual é a realidade e sabe o que fazer para encontrar soluções. Acho que será uma gestão de resultados -.

O momento delicado para os cofres da Prefeitura, que encontram-se com dificuldades para honrar todas as dívidas, não parece preocupar a entidade.

Continua depois da publicidade

– Não soubemos de nenhuma situação em que algum empresário associado à Ajorpeme tenha deixado de receber pelos serviços prestados. É um momento de observar e acompanhar o desenvolvimento desta questão -.

Empresas

A advogada acredita que o maior desafio da entidade empresarial é buscar o constante treinamento e qualificação dos funcionários que atuam nas empresas da região.

– Mais importante do que criar um ambiente de trabalho agradável é estabelecer um plano de benefícios que faça o funcionário ter vontade de crescer na empresa em que atua. Isto está diretamente ligado ao crescimento das pequenas empresas, que também apostam na evolução do colaborador para crescer. É preciso fazer a manutenção do quadro de funcionários. Por isso, neste ano, vamos buscar ainda mais parcerias para incrementar o plano de benefícios que a entidade oferece aos empresários, inclusive parcerias com universidades -.

Continua depois da publicidade

Parque empresarial

A Ajorpeme defende com todas as forças a criação do parque empresarial.

– Hoje, há empresas que têm condições de crescer, mas não conseguem por falta de espaço nos locais onde estão instaladas. Infelizmente, ainda não temos nenhuma expectativa em relação ao tempo em que isso pode ficar em discussão, já que depende da Lei de Ordenamento Territorial (LOT). A Câmara teve grandes mudanças e é natural que os novos vereadores precisem de um tempo maior para conhecer com detalhes o assunto -.

Enquanto isso, a entidade vai traçando possíveis modelos para o parque empresarial.

– As células tecnológicas estão por toda parte hoje. Precisamos criar esta cultura de inovação também no ramo empresarial -.