Christian Louboutin nasceu na França em 7 de janeiro de 1964 e lançou sua linha de sapatos em 1991.Em diversas entrevistas, ele contou que é fascinado por sapatos desde criança. Inclusive, suas primeiras coleções eram baseadas em rascunhos feitos em seus cadernos de escola.

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Os primeiros pares foram confeccionados quando tinha apenas 15 anos, para dançarinas parisienses. Sem loja, ia de cabaré em cabaré, como o Moulin Rouge, para vendê-los. Certa vez, disse em uma entrevista para a “Marie Claire” francesa que “as mulheres ficavam nuas, mas continuavam calçadas”, para reforçar o poder e fascínio que um belo par de sapatos pode exercer e toda a sensualidade que eles representam. Além disso, era frequente ouvir não de suas cliente que diziam não ter dinheiro para comprá-los.

Nos anos 80, foi o responsável por criar os modelos das marcas Christian Dior, Chanel e Yves Saint Laurent, porém, desistiu da carreira e tornou-se paisagista e colaborador da revista “Vogue” francesa. Anos depois, em 1992, com saudade dos acessórios que tanto o encantavam, associou-se a amigos, abriu a primeira loja em Paris, perto do Museu do Louvre e incorporou o solado vermelho às criações.

Em entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey, ele contou que a ideia surgiu em um momento que procurava um toque especial para acrescentar a seus sapatos. Foi então que viu uma funcionária com um vidro de esmalte vermelho, resolveu pintar a sola e percebeu como eles ganhavam personalidade com aquele detalhe no acabamento.

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Depois disso, os solados de seus sapatos nunca mais foram os mesmos. A fama que envolve seus sapatos é tamanha, que um exemplar da primeira coleção faz parte do acervo permanente do Instituto de Moda do Metropolitan Museum, em Nova York.

Atualmente, Louboutin possui 35 lojas próprias, em cidades como Paris, Londres, Nova York, Los Angeles, Moscou, Hong Kong, Dubai e Jacarta. A grife também pode ser encontrada em 46 países, em lojas multimarcas e no Brasil, na loja inaugurada em 2009 em São Paulo e na segunda em Brasília, no ano passado.

No Brasil, os modelos custam a partir de R$ 2 mil, valor do scarpin com salto de 10 centímetros – modelo mais vendido da marca. Apesar do preço dez vezes maior que o de um sapato comum, o pagamento facilitado, atrai consumidoras. Alguns modelos podem custar mais de R$ 10 mil.

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