O chocotone é um dos queridinhos da ceia de Natal em todo o país. Para dar um toque catarinense no prato, a chef Larissa Guerra apresenta uma receita de dar água na boca. Preparado com cerveja artesanal, o chocotone ganha um sabor único, encorpado e especial.

Continua depois da publicidade

Além de chefe, Larissa é sommelier de cervejas e adora fazer testes com receitas tradicionais. Foi desse encantamento com a cerveja artesanal que ele teve a ideia de unir o prato da ceia de Natal com a bebida produzida em Santa Catarina.

— Se deixar, eu coloco cerveja em qualquer coisa — disse Larissa.

Para preparar a receita, é necessário ter um nível médio de experiência na cozinha e um pouco de paciência. Porém, com a ajuda da família e amigos, a preparação da receita pode ser mais um motivo de confraternização, além da ceia de Natal.

Confira a receita de chocotone com cerveja artesanal

Rendimento: 2 panetones de 500 gramas

Continua depois da publicidade

Nível de dificuldade: médio

Ingredientes para a esponja

1 tablete de fermento biológico fresco (15 gramas) ou meia colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (cerca 5 gramas)

Meia xícara (chá) de cerveja estilo stout em temperatura ambiente ou levemente aquecida (menos de 30°C)

1 xícara de farinha de trigo

Modo de preparo

Em uma bacia, misture o fermento na cerveja para dissolver. Acrescente a farinha e misture bem com uma colher até incorporar todo o líquido. Cubra com um pano e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos, ou até a mistura crescer e ficar aerada.

Ingredientes para a massa

2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo

Meia xícara de chá de açúcar

4 gemas

Um terço de xícara de chá de cerveja estilo stout em temperatura ambiente ou levemente aquecida (menos de 30 °C)

Continua depois da publicidade

75 gramas de manteiga sem sal em ponto de pomada

Meia colher (chá) de sal

Raspas de 1 limão siciliano

Raspas de 1 laranja

1 colher de sopa de extrato de baunilha

1 xícara de chá de chocolate meio amargo em gotas

Manteiga a gosto para assar

Óleo a gosto para untar as mãos

Modo de preparo

Reserve uma pequena parte da farinha para utilizar quando for sovar a massa e coloque o restante numa tigela. Misture com o açúcar e o sal, reserve.

Em outra tigela grande junte as gemas e a cerveja e misture levemente com um garfo. Acrescente a esponja e misture com uma colher de pau. Não precisa desmanchar completamente a esponja, apenas o suficiente para facilitar a mistura com os ingredientes secos.

Adicione os ingredientes secos à mistura de gemas e mexa bem com a colher para incorporar todos os insumos. Neste ponto, inicialmente, a massa fica mais seca e pesada, ok? Coloque as raspas de limão e de laranja e o extrato de baunilha. Misture novamente.

Incorpore a manteiga em ponto de pomada aos poucos, em duas ou três etapas. Vá usando a colher para incorporar. Aqui, a massa estará mais mole, pegajosa.

Continua depois da publicidade

Sove a massa, e você pode usar a colher para te ajudar. Durante a sova, vá adicionando a farinha de trigo reservada aos poucos. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, ela vai ficando mais lisa, elástica e menos pegajosa.

Por fim, adicione as gotas de chocolate e misture. Modele a massa para ficar redondinha, cubra com um pano e deixe a massa crescer em temperatura ambiente por mais ou menos duas horas, ou até dobrar de volume.

Unte a mesa ou a bancada onde vai trabalhar e coloque a massa já crescida. Divida a massa em duas porções, modele-a até formar uma bola. Coloque as duas bolas em duas formas de panetone descartáveis, cubra com um pano e deixe descansar novamente por mais ou menos 1h30.

Enquanto isso, aqueça o forno a 180 °C. Antes de assar, use uma faca bem afiada para fazer um corte em cruz no topo dos panetones. Coloque um pedacinho de manteiga no fundo de cada corte e coloque os panetones numa assadeira.

Continua depois da publicidade

Asse por cerca de 40 minutos, até que fiquem dourados. Se na metade do tempo os panetones já estiverem dourados, cubra cada um com um pedaço de papel alumínio para que terminem de assar sem queimar a superfície. Para verificar se estão assados, espete um palito no centro da massa, se sair limpo, estão prontos.

Assim que os panetones saírem do forno, eles precisam resfriar de cabeça para baixo (se não eles murcham). Primeiro: Cuide para não se queimar.

Espete dois palitos daqueles de churrasco de cada lado, como duas linhas paralelas. Vire os panetones de cabeça para baixo e deixe-os pendurados (você pode usar duas pilhas de livro, ou dois potes ou duas panelas de boa altura para isto). Deixe descansar até esfriar e sirva a seguir ou então armazene-os em sacos plásticos por até cinco dias.

Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao melhor conteúdo de Santa Catarina e aproveitar os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade