Uma das maiores duplas sertanejas do país estará em Florianópolis apresentando seu novo show. Chitãozinho e Xororó se apresenta neste sábado, 21, na Fields com a nova turnê, Do Tamanho do Nosso Amor.
Continua depois da publicidade
O repertório do show conta com composições inéditas, como E Aí Tempo, de Caco Nogueira, e Do Tamanho do Nosso Amor, de Sorocaba, além de Evidências, No Rancho Fundo e outras regravações de sucessos.
Entre os destaques da apresentação está a participação de Raulzito, cover de Raul Seixas, que canta virtualmente com a dupla Tente Outra Vez, música que serviu de inspiração para que os artistas seguissem em frente e não desistissem da música, apesar das dificuldades do início de carreira.
Há 40 anos na estrada, o sucesso dos irmãos de Astorga, no Paraná, transcede gerações. Prova disto é número de jovens, que provavelmente nem eram nascidos quando a dupla começou, encontrados na plateia, cantando os hits que consagraram Chitãozinho e Xororó.
Continua depois da publicidade
No próximo mês, a dupla lança o novo DVD, que leva o mesmo nome da turnê, Do Tamanho do Nosso Amor, gravado em São Paulo e que tem a participação da Dexterz (projeto de música eletrônica composto pelo baterista Junior Lima, pelo DJ Julio Torres e pelo violinista Amon Lima), do rapper Cabal e de Fernando e Sorocaba.
Um pouco de história
Mas não foi da noite para o dia que José Lima Sobrinho e Durval de Lima transformaram-se em Chitãozinho & Xororó, nomes nacionalmente conhecidos e respeitados pelo grande público. Foram anos de muito trabalho e dedicação, incluindo inúmeras apresentações em circos e com investimentos do próprio bolso, para alcançarem o status de ícones da música sertaneja e referência da nova geração da música conhecida como sertanejo universitário.
Entrevista
Hora: O sucesso de Chitãozinho e Xororó atravessou gerações e hoje vocês veem jovens, que talvez ainda nem fossem nascidos quando as músicas estouraram, cantando os sucessos de vocês. Dá pra notar que existe essa mescla no público ou não? E o que isso significa para a dupla?
Continua depois da publicidade
Xororó: Temos nossos fãs do início da carreira que continuam nos acompanhando e também conquistamos um novo público, formado, principalmente, por jovens. Nosso trabalho é a nossa satisfação. O público de diferentes faixas etárias sempre nos recebe muitíssimo bem e nós adoramos nos sentir próximos a eles.
Hora: Vocês sempre são citados como referência pelos cantores do setanejo universitário. O que vocês acham desse “novo” estilo do sertanejo e como vocês se enxergam dentro desse contexto?
Chitãozinho: O sertanejo é um universo imenso, e o sertanejo universitário é um movimento importante e está renovando, não só o público, mas os intérpretes da música sertaneja. Ele acaba impulsionando o sertanejo como um todo, já que a geração mais nova acaba cantando as nossas músicas. As canções estão ganhando releituras e, assim, as novas gerações têm a oportunidade de conhecer os grandes sucessos de antigamente. Existem artistas muito bons, entre eles, cantores e compositores. Mas, em contrapartida, existem alguns não tão bons assim. Quem tiver talento, permanecerá.
Continua depois da publicidade
Hora: De todos os percalços que vocês enfrentaram ao longo desses 40 anos de carreira, tem algum momento que considerem com um divisor de águas na história de vocês?
Xororó: A música “Tente Outra Vez” nos impulsionou a continuar tentando a carreira artística. Íamos vender nosso carro e, no caminho, ouvimos essa música, que serviu de inspiração para insistirmos no nosso sonho. Era uma época muito difícil, com muitas viagens e pouco retorno financeiro. Aquela música bateu fundo. Começamos a olhar um para o outro e decidimos tentar de novo. Dois ou três anos depois, conquistamos nosso primeiro disco de ouro. Regravamos essa música em nosso novo CD e DVD, “Do Tamanho do Nosso Amor”, que está previsto para ser lançado em outubro.
Hora: O que vocês consideram como o diferencial da dupla e o segredo do sucesso de Chitãozinho e Xororó?
Continua depois da publicidade
Chitãozinho: Completamos 43 anos de carreira este ano. Se chegamos até aqui e conquistamos este nosso espaço, foi com muito esforço e dedicação. A nossa parceria dá certo porque sempre batalhamos juntos com o objetivo de sermos reconhecidos pela nossa música. Sempre queremos inovar, surpreender nosso público, fazer parcerias e mostrar nosso trabalho. A dedicação diária para que o nosso trabalho dê certo é fundamental.
Hora: De todos os sucessos da dupla, qual o mais importante pra vocês e por quê?
Xororó: É difícil dizer. Cada música tem sua importância. “Fio de Cabelo”, por exemplo,foi um divisor de águas, rompeu as barreiras do preconceito e nos projetou como artistas nacionais. Temos muito orgulho em dizer que isso também representou um marco na história da música sertaneja como um todo. O gênero passou a ser tocado em rádios FM, começou a ter espaço nos programas de televisão, algo que os sertanejos não faziam naquela época. O número de shows aumentaram…”Tente Outra Vez”, como já comentei, foi uma inspiração para persistirmos na carreira artística.
Hora: O que esta nova turnê, Do Tamanho do Nosso Amor, trará para o público catarinense?
Chitãozinho: Estaremos aí em Florianópolis para levar muita animação a vocês e um show interativo em 3-D! Vamos cantar todos os sucessos da carreira e fazer com que todos tirem o pé do chão.
Continua depois da publicidade
Hora: Já conhecem a Ilha da Magia? Têm algum lugar preferido aqui?
Chitãozinho: As praias de Florianópolis são muito bonitas, especialmente a praia de Daniela, que é bem sossegada, familiar e ideal para descansar.
Serviço:
O que: show Do Tamanho do Nosso Amor.
Quando: sábado, dia 21, às 21h.
Onde: Fields (Avenida Paulo Fontes, 1250, Centro, Florianópolis).
Ingressos: de R$ 30 a R$ 100.
Pontos de venda: pelo site blueticket.com.br e na bilheteria da casa.
Informações: (48) 3025-6646.