O chip presente nas bolas usadas na Copa do Mundo do Catar apontou que Cristiano Ronaldo não foi o autor do primeiro gol de Portugal contra o Uruguai, nesta segunda-feira (28), segundo o ge.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A afirmação foi feita pela fabricante do material que, em nota ao jornal “Daily Mail” e outros veículos britânicos, informou que os dados não mostram qualquer contato do jogador com a bola, depois do cruzamento de Bruno Fernandes, que foi considerado o autor do gol pela Fifa.
“Na partida entre Portugal e Uruguai, usando a Connected Ball Technology colocada na Al Rihla, bola oficial da Adidas, somos capazes de mostrar definitivamente nenhum contato de Cristiano Ronaldo na bola no gol de abertura do jogo. Nenhuma força externa na bola pôde ser medida, conforme mostrado pela falta de um “batimento” em nossas medições. O sensor IMU de 500Hz dentro da bola nos permite ser altamente precisos em nossa análise”, diz o comunicado publicado pelo jornal inglês.
Bola da Copa do Mundo tem alta tecnologia ligada ao VAR e custa R$ 1 mil
Continua depois da publicidade
A tecnologia apresentada pela Adidas foi desenvolvida em conjunto com a Fifa e embasa o sistema de detecção de impedimentos usada na Copa do Mundo.
Um sensor está no centro de todas as bolas usadas e é capaz de detectar qualquer toque no objeto, com 500 medições por segundo. As informações da bola são enviadas para computadores ligados à sala do VAR, onde os árbitros recebem e analisam os dados em tempo real.
A Fifa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, o que deve ser feito após uma análise demandada pela federação portuguesa.
Leia também
Barbeiro de SC que atendeu três seleções no Catar revela cortes preferidos dos jogadores
Continua depois da publicidade