O governo da China informou que a partir deste sábado (26) vai suspender por uma semana a importação de peixe de uma empresa de pescados do Brasil. Conforme a alfândega chinesa, um pacote de peixe congelado vindo do Brasil testou positivo para coronavírus. As informações são da agência de notícias Reuters.
Continua depois da publicidade
Conforme a divulgação, a empresa em questão é a Monteiro Indústria de Pescados, com unidades em São Paulo e no Ceará. A importação será suspensa por uma semana, enquanto as autoridades chinenas investigam o caso. O pacote em questão seria de peixe-espada.
O caso é parecido com outro que envolveu o setor pecuário catarinense no mês passado. No começo de agosto um comunicado emitido na cidade de Shenzen, na China, divulgou que autoridades de saúde encontraram uma amostra do coronavírus na superfície de asas de frango que foram importadas de Santa Catarina. A carga era da Cooperativa Aurora e veio da unidade de Xaxim, no Oeste catarinense.
Nos dias seguintes várias entidades, entre elas a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), se pronunciaram sobre o caso e afirmaram que a amostra teria sido recolhida na embalagem, e não na carne, e que a contaminação na comida estava descartada. O caso não chegou a ser totalmente comprovado, mas causou uma suspensão temporária das exportações da unidade de Xaxim para Hong Kong.
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Continua depois da publicidade