A China registrou a segunda morte por gripe aviária em um mês, informou neste domingo o Ministério da Saúde do país asiático. O ministério indicou que o paciente morreu neste domingo na província de Guizhou, no sudoeste do país, após ser hospitalizado em 6 de janeiro. De acordo com a estação de rádio RTHK, de Hong Kong, citando autoridades locais, o homem de 39 anos assegurou que não teve contato com aves.
Continua depois da publicidade
Um motorista de ônibus da cidade de Shenzhen, que faz fronteira com Hong Kong, morreu em 31 de dezembro de gripe aviária, o primeiro caso na China em 18 meses.
Na semana passada, o Vietnã informou a primeira morte pela doença causada por uma variedade do vírus Influenza em quase dois anos. Em Camboja, um menino de dois anos morreu de gripe aviária na semana passada.
No final de dezembro, mais de 17 mil frangos foram sacrificados em um mercado atacadista de Hong Kong e as autoridades proibiram a importação e venda de aves vivas durante três semanas depois que uma ave foi encontrada morta e os testes apresentaram o mesmo resultado.
O H5N1 ocasionalmente infecta pessoas que têm contato com animais infectados, sobretudo na Ásia. A nível mundial, mais de 330 pessoas morreram de gripe aviária desde que a doença foi detectada pela primeira vez em 2001.
Continua depois da publicidade