Auditores estatais revisarão, em 2006, os gastos dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, para evitar escândalos de corrupção, informou hoje a agência Xinhua.
Continua depois da publicidade
As receitas e despesas do Comitê Organizador dos Jogos (Bocog), assim como o dinheiro utilizado na construção dos 11 novos estádios, serão os principais aspectos a serem analisados, segundo destacou o diretor da Auditoria Nacional chinesa, Li Jinhua.
As inspeções do órgão em 2005 descobriram que mais de US$ 36 bilhões em fundos governamentais foram usados de forma inapropriada em diversas instituições estatais.
O Governo chinês planejou investir cerca de US$ 40 bilhões nos Jogos Olímpicos, contando não apenas com as obras referentes a instalações esportivas, mas também com o aperfeiçoamento do sistema de transportes e de outras infra-estruturas.
Os responsáveis municipais já anunciaram que adotarão novas medidas anticorrupção nos preparativos para os Jogos Olímpicos, que servirão de teste inicial para que depois possam ser copiadas em todo o país, informou hoje a imprensa local chinesa.
Continua depois da publicidade