A China manteve a liderança nas vendas globais de automóveis no primeiro semestre de 2012.
Continua depois da publicidade
Houve crescimento de 5,6% nos emplacamentos de veículos ante igual período de 2011, para um total de 7,849 milhões de unidades vendidos
A China foi seguida de perto pelos Estados Unidos, com alta de 14,8%, e 7,27 milhões de veículos comercializados no período. Os dados estão no relatório da empresa de consultoria e informações do setor automotivo Jato Dynamics.
O Japão, com crescimento de 53,4%, chegou a 2,921 milhões unidades vendidas entre janeiro e junho e ao terceiro lugar no ranking, alta refletida pela retomada do mercado automotivo após o terremoto seguido por tsunami de março de 2011, que atingiu as principais montadoras locais.
O Brasil segue como o quinto maior mercado mundial, mesmo com a queda de 0,3% nas vendas no período, para 1,632 milhão de unidades. O país está atrás da Alemanha, que vendeu 1,742 milhão de veículos no primeiro semestre, alta de 10,2%.
Continua depois da publicidade
Segundo a Jato, em junho, o mercado brasileiro de veículos acumulou alta de 18,7% nas vendas, em comparação com igual período de 2011, com 340,7 mil de unidades negociadas. Nesta mesma base de comparação, os Estados Unidos reassumiram a liderança nas vendas de veículos em junho, com 1,285 milhão de unidades, alta de 22% sobre junho de 2011. A China, com avanço de 5,1% nos emplacamentos (1,24 milhão de unidades), ficou em segundo lugar.
No entanto, de acordo com a empresa, os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países, os números englobam carros e comerciais leves.
Com 3,24 milhões de veículos comercializados mundialmente no primeiro semestre de 2012, alta de 37,4% sobre igual período de 2011, a Toyota superou a Volkswagen e retomou a liderança no setor se comparados os dois períodos. A montadora alemã, com 2,71 milhões de veículos vendidos, alta de 9,2%, está em segundo. Em seguida estão Ford, com avanço de 1% na relação semestral, Chevrolet, mais 5,9% no acumulado dos seis primeiros meses de 2012, e Honda, crescimento de 24,6% no período.
Assim como nas vendas totais do Japão, os desempenhos de Toyota e Honda refletem a retomada na produção do país.
Continua depois da publicidade