A China anunciou medidas enérgicas contra o doping, depois que um jogador foi suspenso por seis meses no primeiro caso deste tipo no futebol do país. O zagueiro Zhang Shuai, do Beijing Hyundai, foi flagrado em teste para a substância proibida efedrina em um controle antidoping realizado em novembro do ano passado.

Continua depois da publicidade

– As novas regulamentações, que começarão a vigorar em 1º de março, incluem penas criminais para os que cometerem erros graves – disse Wei Hongquan, porta-voz da Administração Estatal de Esportes da China, em entrevista à agência de notícias Reuters.

De acordo com as novas medidas, os fabricantes serão obrigados a colocar etiquetas nos produtos alertando para o uso com precaução por parte de atletas, nos mesmos moldes das advertências que constam em maços de cigarros.

Sede dos Jogos Olímpicos de 2008, a China tem uma longa história de escândalos por drogas no esporte. Sete nadadores do país apresentaram teste positivo para esteróides nos Jogos Asiáticos disputados em Hiroshima, no Japão, em 1994. A China desenvolveu uma campanha de limpeza nos últimos anos, deixando fora da equipe olímpica 27 atletas antes da Olimpíada de Sydney/2000 devido a exames de sangue suspeitos.

Continua depois da publicidade