Mais de 17 milhões de chilenos estão a 90 minutos de um sonho de quase um século. Com a vitória de 2×1 sobre o Peru em Santiago, nesta segunda-feira, o Chile avançou para a decisão da Copa América. Depois de quatro vice-campeonatos, os anfitriões tentarão o primeiro título do torneio, a partir das 17h de sábado. O adversário do time comando por Jorge Sampaoli será definido na noite desta terça-feira entre Argentina ou Paraguai.
Continua depois da publicidade
A primeira partida das semifinais da competição começou quente na noite de 12ºC na capital chilena. Logo aos três minutos, o craque da Juventus e da seleção chilena Arturo Vidal e o zagueiro Zambrano se estranharam em um disputa ríspida na linha de fundo. Vidal chegou a colocar a mão no rosto do peruano, mas o árbitro venezuelano José Argote aliviou. Três minutos depois, o zagueiro recebeu cartão amarelo por falta em Vargas.
Conmebol reduz punição de Jara para dois jogos na Copa América
Apesar do apoio de quase 50 mil torcedores aos donos da casa, foi do Peru a primeira grande chance do jogo. Aos oito minutos, Guerrero cruzou da esquerda e encontrou Farfán no centro da área. O atacante cabeceou na trave. Novo reforço do Flamengo, Guerrero levou outra vez a melhor sobre a zaga, aos 16 minutos, e tocou para Lobatón, que chutou forte, dando outro susto no goleiro Claudio Bravo.
Continua depois da publicidade
Del Nero garante Dunga e culpa Thiago Silva por eliminação na Copa América
A partir dos 20 minutos, o Chile ficou com um homem a mais. Por entrada violenta em Aránguiz, Zambrano recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. Os chilenos passaram a comandar as ações. Aos 26, Valdivia tentou encobrir o goleiro Gallese. Dois minutos depois, o ex-meia do Palmeiras quase marcou de fora da área. Aos 33, Advíncula travou chute de Vargas dentro da pequena área. O gol era questão de tempo. Aos 41, o Estádio Nacional veio abaixo. Sánchez cruzou para Aránguiz, que fez o corta-luz, e a bola bateu na trave. No rebote, Vargas, impedido, abriu o placar.
Sandro Meira Ricci apitará semifinal entre Argentina e Paraguai
No início do segundo tempo, Vargas recebeu na grande área e chutou de primeira para as redes, mas o bandeirinha assinalou impedimento, em outro erro da arbitragem. Mesmo com 10, o Peru passou a pressionar. Depois de Farfán desperdiçar nova chance de cabeça, o chileno Medel fez gol contra em cruzamento de Advíncula. Mas a alegria peruana durou apenas três minutos. Depois de Guerrero se atrapalhar na saída de bola, Vargas recebeu na intermediária e arriscou. O ex-gremista marcou um golaço, mas contou com a mau posicionamento de Gallese. O Chile tratou de administrar a partida para chegar à quinta final de sua história depois de 28 anos – a última vez que a Roja disputou o título foi em 1987, quando perdeu para o Uruguai na Copa América disputada na Argentina.
*ZHESPORTES