O Chile suspendeu, na noite desta segunda-feira, o alerta vermelho nas imediações do vulcão Copahue, na fronteira com a Argentina, após uma queda na atividade nas últimas horas, informou o Bureau Nacional de Emergência (Onemi).
Continua depois da publicidade
Em seu último relatório, às 21h37min (19h37min no horário de Brasília), o Onemi destaca que o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomín) “determinou a redução do nível de alerta de vermelho para laranja”, mas recomendou “especial atenção em um raio de cinco quilômetros em torno da cratera ativa e das margens dos rios que nascem no vulcão”.
Veja galeria de fotos do vulcão Copahue
“O processo eruptivo do vulcão Copahue continua com uma intensidade menor. De igual maneira, se infere a presença de um ‘corpo magmático pequeno’. Não se reportou a ocorrência de ‘lahares’ (avalanches) por nenhum dos rios que nascem no vulcão, nem fluxo de água com lava”, diz o comunicado.
O diretor do Onemi, Ricardo Toro, explicou que esta mudança de alerta implica na manutenção do monitoramento técnico do vulcão Copahue e na aplicação dos Planos Comunitários de Emergência.
Continua depois da publicidade
Na Argentina, as autoridades mantiveram o alerta laranja, que implica em ativar mecanismos de prevenção, informou a Defesa Civil da província de Neuquén (sudoeste).