O cantor Chico Buarque entrou na Justiça contra Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul. O motivo teria sido o uso indevido de sua imagem e do seu nome em um vídeo publicado nas redes sociais em relação ao dia 7 de setembro. As informações são do jornal O Globo.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na publicação, Eduardo Leite defende que o país volte para “o centro” e deixe “a guerra entre um lado contra o outro”, se referido à polarização entre esquerda e direita. O nome de Chico Buarque foi citado junto com o de Sérgio Reis, que convocou atos antidemocráticos em defesa ao presidente Jair Bolsonaro. 

“Basta ver no Chico Buarque e no Sérgio Reis duas belezas musicais e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros”, disse Leite em vídeo.

Continua depois da publicidade

A ação

O cantor pede uma indenização no valor de aproximadamente R$40 mil por danos morais. O processo diz que a “utilização da imagem em núncio publicitário e político possui o intuito de transmitir a vinculação do governador com o compositor”. 

> Chico Buarque vai se casar aos 77 anos com advogada do RJ

A ação argumenta que a veiculação tem causado dor ao artista, “atingindo os seus valores éticos e morais”. 

Eduardo leite se posicionou

Em nota divulgada à imprensa, Leite diz que contestará a ação, justificando o fato de que Chico Buarque não teria entendido o vídeo. “O escritório jurídico que representa o Chico Buarque tem todo o direito de buscar a justiça, mas eles não entenderam o vídeo”, escreveu.

> Novo disco de Chico Buarque abre espaço para nostalgia e melancolia

O governador ainda diz na nota que não houve uso indevido da imagem. “Ao assistir o vídeo completo, resta evidente que a citação ao nome de Chico Buarque está posta como artista e figura pública, não trazendo nenhuma utilização indevida ou distorcida de sua imagem, apenas ressaltando que na sua música, assim como na de Sérgio Reis, devem ser vistos dois estilos musicais, e não duas escolhas políticas, valorizando a necessidade de convivência harmoniosa”.

Continua depois da publicidade

Leia também​

Artista catarinense que terá obras expostas no Louvre, em Paris, participa de mostra em SC

Menino de 2 anos é picado por animal e morre no Alto Vale

Meteoro bola de fogo é registrado no céu de Santa Catarina; veja o vídeo