O Comitê Olímpico dos Estados Unidos anunciou neste sábado o nome da cidade que irá representar o país na disputa pelos Jogos Olímpicos de 2016. A vencedora foi Chicago, que enfrentava Los Angeles pela indicação.
Continua depois da publicidade
Sem nunca ter organizado uma edição olímpica antes, Chicago bateu a adversária que já foi sede em duas oportunidades anteriores. Agora, o desafio da representante norte-americana é superar concorrentes como Madri, Praga, Roma, Rio de Janeiro e Tóquio, que já formalizaram sua intenção de receber os Jogos de 2016. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anuncia o nome da cidade-sede em outubro de 2009.
– Foi uma decisão difícil – garantiu o presidente do Comitê norte-americano, Peter Ueberroth. – Se eu tivesse poder absoluto, e algumas pessoas me acusam disso, eu misturaria as duas cidades no mapa.
Apesar de ser estreante na categoria olímpica, Chicago apresentou uma candidatura de estofo para seduzir os 11 membros votantes do Comitê. Prometendo um estádio principal para 80 mil pessoas a ser construído no histórico Washington Park ao custo de US$ 366 milhões, Chicago prevê investir US$ 1,1 bilhão no evento.
Continua depois da publicidade